Coluna Giro do Mercado

Como aproveitar a queda da Bolsa para lucrar? B3, Mercado Livre e mais

19 ago 2023, 9:00 - atualizado em 18 ago 2023, 17:13
giro do mercado ações b3 ibovespa
Montagem: Paula Comassetto

O mês de agosto não deu trégua para a bolsa brasileira. Encerramos a semana com uma alta tímida na sexta-feira (18), mas com a maior sequência de quedas da história do Ibovespa azedando o clima para os ativos de risco.

Não que as coisas estejam ruins por aqui, a própria queda da Selic em 50 pontos-base poderia ter trazido certo alívio,  mas o cenário externo acabou pesando mais do que nossos próprios problemas. 

Preocupações com a segunda maior economia do mundo, a China, têm causado esse tom negativo não só por aqui, mas no mundo inteiro. Problemas com a recuperação da economia pós-covid e o setor imobiliário, grande motor do crescimento da economia chinesa nos últimos anos, entrando em colapso contaminam os investidores e podem causar uma recessão muito mais grave se o governo chinês não resolver a situação por lá.

Outra questão, não muito comentada até agora, também têm afugentado os investidores, principalmente quando falamos dos estrangeiros no Brasil: taxa de juros norte-americana. Os juros que pularam de 0% para 5,5% têm migrado os investimentos da renda variável para a renda fixa, afinal de contas… taxa livre de risco da economia mais segura do mundo neste patamar, o prêmio para sair dela precisa ser muito bom.

Mas acredite, existem oportunidades se abrindo neste cenário em que a bolsa volta a ficar bastante descontada de acordo com os analistas da Empiricus Research. Fique agora com as melhores oportunidades da semana.

Boa leitura e excelente fim de semana.

Paula Comassetto

Giro do Mercado

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) que se cuidem: Mercado Livre (MELI34) está pronto para guerra

O Mercado Livre (MELI;MELI34) vem entregando um crescimento acelerado em comparação aos seus concorrentes e chegou a dobrar seu lucro líquido em 57,2% a US$ 3,4 bilhões, conforme resultado divulgado no início de agosto. 

Se aproveitando da queda da Americanas (AMER3), a empresa argentina já mira no mercado bilionário da linha branca no Brasil, o que promete trazer uma competitividade extra para os seus concorrentes Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), segundo o analista Fernando Ferrer.

Essa força de crescimento da empresa chamou a atenção da Empiricus Research, que passou a incluir o BDR do Mercado Livre (MELI34) em uma de suas carteiras. Assista ao vídeo e saiba quais foram os critérios para a entrada da ação no portfólio e por que agora é um bom momento para investir na companhia.

‘Yellow flag’: Analistas acendem alerta para Magazine Luiza (MGLU3)

O Magazine Luiza (MGLU3) reportou prejuízo de R$ 198 milhões no segundo trimestre de 2023, uma piora de 77% em relação ao mesmo período de 2022. O resultado marcou o sexto trimestre seguido de prejuízo para a varejista.  

Na avaliação do analista da Empiricus Research, Fernando Ferrer, o resultado foi decepcionante, já que existia uma expectativa de que com a queda da Americanas (AMER3), outros grandes players do setor de varejo capturassem sua fatia de market share, algo que a Magazine Luiza (MGLU3) quase não conseguiu realizar. 

E se antes as ações eram recomendadas pela Empiricus Research, hoje os analistas já reavaliam suas posições. Confira na entrevista completa se já é hora de vender ou se existe uma luz no fim do túnel para as ações da Luiza Trajano.

B3 (B3SA3): Como aproveitar a queda da Bolsa para lucrar?

Apesar da sequência negativa em agosto, desde fevereiro as ações da B3 (B3SA3) já subiram mais do que o seu próprio índice, o Ibovespa (IBOV), que marcou 13 dias em queda, alcançando uma marca histórica.

Larissa Quaresma comentou que as recentes quedas das ações da B3 (B3SA3) abrem uma oportunidade para os investidores surfarem o afrouxamento monetário do Brasil no médio e longo prazo. Veja por que a analista está otimista com as ações da bolsa brasileira.

Queda da bolsa abre oportunidade nas small caps 

As small caps seguiram o fluxo do Ibovespa (IBOV) e também caíram nos últimos dias. Richard Camargo esclarece que o corte de juros tende a beneficiar ainda mais as ações menores devido à redução do endividamento dessas empresas.

Para o analista, a modalidade segue com ótimas oportunidades e, inclusive, contém papéis com potencial de valorização de mais de 100%. Veja a entrevista completa e confira os destaques da temporada de resultados e a tese de algumas das empresas recomendadas pela Empiricus Research.

Até semana que vem!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar