Finanças Pessoais

Como a série Round 6 pode nos ensinar sobre finanças?

24 out 2021, 17:03 - atualizado em 25 out 2021, 12:55
Round 6
Mas o que essa série nos ensina em termos de finanças pessoais? (Imagem: Reuters/Vidhyaa Chandramohan)

A série Round 6 já foi nomeada pela agência Bloomberg como o maior lançamento da história da Netflix, além de ter sido avaliada em quase 900 milhões de dólares pela gigante do streaming.

O thriller de nove episódios, no qual competidores sem dinheiro jogam jogos infantis com consequências mortais em uma tentativa de ganhar 45,6 bilhões de wons (cerca de 39 milhões de dólares), se tornou um sucesso internacional depois de ser lançado no mês passado.

Mas o que essa série nos ensina em termos de finanças pessoais? Para Thaíne Clemente, executiva de estratégias e operações da Simplic, a série nos faz refletir sobre a importância da estabilidade financeira, que deve ser
conquistada ao longo da vida, poupando dinheiro e priorizando necessidades.

Por isso, a executiva definiu algumas dicas neste domingo (24) para você ser o próximo participante de Round 6.

Defina um objetivo

É preciso estabelecer o motivo pelo qual está poupando o dinheiro, e, entender que poupar, como a própria palavra diz, é renunciar a certos “luxos”.

“Seu objetivo pode ser comprar um carro, uma casa, fazer uma viagem ou simplesmente guardar pensando em uma garantia no futuro caso perca um emprego”, comentou Clemente.

Após definir o objetivo, você deve descobrir quanto gasta por mês, ter esse controle é fundamental para começar a poupar. Por isso, defina os gastos com despesas necessárias, com água, luz, internet e alimentação. Depois, você pode separar um dinheiro para lazer.

Após saber esses gastos e como eles serão feitos, você deve separar o restante para poupar e investir.

“Não importa se for apenas 50 reais, o importante é se educar para poupar impreterivelmente todo mês. E claro,
se for possível colocar em determinado mês além do estabelecido, melhor ainda”, explicou a executiva.

Faça um investimento

Deixar sua grana na poupança pode parecer um bom investimento, mas na realidade você está perdendo dinheiro para inflação. Existem outras possibilidades, como ações, fundos imobiliários, renda fixa, entre outros.

“O recomendado é fazer um investimento no mercado, mas, para isso, vale avaliar qual seu perfil de investidor com um profissional da área”, disse Thaíne.

Por fim, a especialista alerta para tomar cuidado com novas dívidas.

“É importante se policiar para não precisar incluir um novo gasto mensal desnecessário que coloque em risco o dinheiro do investimento estabelecido, ou, ainda pior, fazer com que se torne uma dívida”, conclui.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
bruno.andrade@moneytimes.com.br
Linkedin
Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar