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Como a Microsoft preparou a Via Varejo para a Black Friday mais digital de toda a sua história

01 jan 2021, 15:00 - atualizado em 29 dez 2020, 7:45
VVAR3 Via Varejo
No e-commerce, o crescimento da Via Varejo foi de 99% nas vendas deste ano em comparação com 2019 (Imagem: Divulgação/Via Varejo/Bob Fonseca)

A Via Varejo (VVAR3), empresa que administra a Casas Bahia, o Pontofrio e o Extra.com, realizou neste ano a edição da Black Friday mais digital desde a sua fundação.

Empoderada pelas tecnologias de nuvem da Microsoft, a companhia registrou cerca de R$ 3 bilhões em vendas, número 37% superior ao período de 22 a 28 de novembro do ano passado, quando registrou R$ 2,2 bilhões em vendas.

No e-commerce, o crescimento foi de 99% nas vendas em comparação com 2019.

Desde o início da jornada de transformação digital, a Via Varejo vem implementando tecnologias de forma a entregar experiências melhores aos seus consumidores finais e aos seus vendedores parceiros.

Com isso, em 2020, a companhia realizou a migração de todo o seu ambiente digital para a Azure, nuvem da Microsoft, a fim de aumentar a eficiência em escalabilidade e responsividade.

Atualmente com mais de 1,4 mil profissionais, a equipe de tecnologia da companhia também integrou soluções de análise de dados e automação de processos da Microsoft (MSFT) ao seu marketplace por meio dos aplicativos do Dynamics 365, de forma a aprimorar a gestão do parceiro lojista (seller).

A equipe de tecnologia da Via Varejo integrou soluções de análise de dados e automação de processos da Microsoft ao seu marketplace (Imagem: Reuters/Mike Blake)

“Fazer a Black Friday 2020 toda apoiada em nuvem foi o grande passo deste ano. Nossos sistemas não apresentaram intercorrência pois estávamos preparados, resultado que faz parte de um trabalho com a Microsoft, que também nos apoiou no desenvolvimento e capacitação dos nossos times de tecnologia a partir da troca de experiências e conhecimento”, afirma Rodrigo Rodrigues, diretor de tecnologia da Via Varejo.

Outro ponto essencial da digitalização foi o aumento da eficiência logística, na qual a Via Varejo vem construindo maneiras de otimizar os processos desde os passos iniciais de publicação de um produto no marketplace, até a logística que o encaminhará para as casas dos consumidores finais por meio da “Jornada dos Sellers”.

“Muitas vezes, uma compra no marketplace tem um prazo maior de entrega ou um frete maior para os clientes. Por isso, queremos oferecer soluções logísticas para nossos sellers e parceiros a fim de criar uma uniformidade em toda a nossa cadeia”, comenta.

Já nas lojas físicas também houve a integração com o mundo online. Atualmente, os vendedores conseguem ofertar ao cliente não apenas o que está no estoque da loja física, quanto o que está disponível no marketplace. E através do serviço “Retira Rápido”, os clientes conseguem realizar a compra online e fazer a retirada do produto na loja mais próxima para eles.

Desde julho do ano passado, a companhia aposta na transformação digital e, desde então, a representatividade no e-commerce da Via Varejo cresceu de 34% para 80%, além de aumentar de 8 milhões para 15,5 milhões de usuários nos seus aplicativos.

Por fim, a implementação da nuvem também proporcionou maior resiliência à Via Varejo neste ano, uma vez que a companhia já estava preparada para os desafios impostos pelo isolamento social com base no uso das ferramentas e plataformas de comunicação e colaboração do Microsoft 365.

Assim, foi possível continuar a investir na implementação de outras tecnologias em novas frentes como parte da missão de ir além do varejo e contribuir para a inovação do setor varejista como um todo.