Como a Heineken quer deixar seus empregados mais felizes (e não é com cerveja)
A Heineken criou uma diretoria de felicidade, dando continuidade à agenda que começou em 2022, quando a cervejaria passou a medir a felicidade de seus colaboradores.
Formada por profissionais de recursos humanos e saúde, o objetivo da iniciativa é preservar a saúde mental e aumentar o bem-estar dos seus 14 mil empregados espalhados pelo Brasil, segundo a companhia.
“Após uma fase importante de aprimoramento, conseguimos disseminar a jornada da felicidade para 100% da nossa empresa, principalmente para nossa liderança”, diz o CEO da Heineken, Maurício Giamellaro.
O executivo afirma que a nova diretoria está “totalmente alinhada” à cultura de respeito e cuidado, “começando pelas nossas pessoas, que são as responsáveis por construir a história da Heineken no presente e no futuro”.
“Acreditamos que gente feliz brinda mais e é isso que nos motiva a trabalhar por um ambiente cada vez melhor e mais saudável para o nosso time”, destaca.
A falta de saúde mental entre os colaboradores provoca uma perda no faturamento de R$ 397,2 bilhões por ano, segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Heineken: Como vai funcionar?
A executiva Lívia Azevedo foi eleita a diretora da área que terá como foco impactar positivamente a vida das pessoas. Raquel Zagui estará na vice-presidência.
Segundo a empresa, as ações realizadas pela nova diretoria envolvem uma melhoria contínua do ambiente de trabalho, saúde mental e incentivo a um estilo de vida mais equilibrado.
Entre as principais atribuições de Azevedo estão a governança da pesquisa quinzenal de felicidade, enviada a todos os colaboradores, além de treinamentos para liderança.
A diretoria da felicidade representa um novo pilar estratégico da Heineken, para sustentar o crescimento previsto nos próximos anos – em linha com os investimentos recém-anunciados no país.
“Ver o quanto avançamos nessa agenda é motivo de orgulho, mas também de muito cuidado e responsabilidade. Felicidade se tornar uma diretoria não é uma novidade para nós, é uma consequência das nossas escolhas e prioridades de negócio”, disse Giamellaro no LinkedIn.