Como a dependência de BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3) em relação a estatais atrapalha as ações
A Ágora Investimentos iniciou a cobertura das ações das seguradoras Caixa Seguridade (CXSE3) e BB Seguridade (BBSE3) com recomendação neutra e preços-alvo ao fim de 2022 de, respectivamente, R$ 9 e R$ 21.
A perspectiva da corretora para as duas empresas parte do mesmo princípio: ambos os papéis não estão caros, mas o crescimento é um dos principais pontos de preocupação.
No caso da BB Seguridade, os analistas acreditam que ganhos adicionais de participação de mercado são um desafio à parte para a companhia, já que ela já é líder nos principais mercados.
Além disso, a BB Seguridade tem contrato de distribuição com o Banco do Brasil (BBAS3), o que cria uma forte dependência da empresa em relação à estatal, diz.
Isso é um fator negativo, pois o acordo vence em dez anos e levanta questões sobre a rentabilidade da BB Seguridade além de 2032, segundo a Ágora.
No entanto, a Ágora reconhece que a companhia se encontra em um estágio mais maduro e acredita que o principal desafio a ser superado é o crescimento estrutural.
Sobre a Caixa Seguridade, o maior ponto de atenção dos analistas é a capacidade da companhia de sustentar suas fortes taxas de crescimento em meio a um cenário macro mais desafiador.
Como o BB Seguridade, a Caixa Seguridade é dependente dos canais de distribuição de uma estatal, a Caixa Econômica Federal.
“O crescimento da empresa deve estar muito mais próximo de seu ‘estado estacionário’, e qualquer potencial de valorização adicional deve depender materialmente de: maior originação de crédito por sua controladora banco; condições macro favoráveis; e engajamento de sua força de vendas para continuar alavancando seu próprio canal de distribuição”, afirma a Ágora.
Os analistas esperam para 2023 em diante um crescimento de lucro de um dígito médio/alto.
Disclaimer
O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.