Commerzbank tem prejuízo no 2º trimestre, mas prevê lucro no ano
O Commerzbank divulgou hoje que teve prejuízo líquido de 637 milhões de euros (US$ 743 milhões) no segundo trimestre do ano, à medida que destinou 807 milhões de euros em recursos para um programa de demissões, como foi acertado com representantes sindicais em meados de julho.
O segundo maior banco da Alemanha em valor de mercado planeja eliminar 9,6 mil de seus 45 mil empregos e, ao mesmo tempo, criar 2,3 mil novas vagas em áreas que passam por expansão, como parte de uma estratégia para reduzir custos e avançar na digitalização de suas operações. Três analistas consultados pela FactSet haviam estimado prejuízo menor para o último trimestre, de 599 milhões de euros.
No mesmo intervalo do ano passado, o Commerzbank registrou lucro líquido de 215 milhões de euros. Já a receita caiu 7,7% na comparação anual do trimestre, a 2,07 bilhões de euros, também ficando aquém da previsão do mercado, que era de 2,12 bilhões de euros.
Apesar do fraco desempenho trimestral, o Commerzbank acredita estar a caminho de obter um pequeno lucro ao longo do ano, em meio aos esforços de reestruturação. Por volta das 4h40 (de Brasília), as ações do Commerzbank operavam em baixa de mais de 2% na Bolsa de Frankfurt. Fonte: Dow Jones Newswires.