Comitiva do Mapa busca estreitar relações com a China; diretores da JBS e BRF integram grupo
Mais de cem pequenos, médios e grandes empresários dos mais diversos segmentos do agronegócio brasileiro irão integrar a comitiva organizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) que embarca nesta segunda-feira (20) em missão oficial para a China. Também fazem parte da delegação produtores, representantes de associações e cooperativas do setor.
Os empresários, liderados pela equipe técnica do Mapa, terão a oportunidade de discutir as demandas de importação e exportação entre os dois países. Atualmente, o Ministério trabalha em acordos comerciais, simplificação de processos por meio da digitalização, assim como a abertura de mercados para novos produtos brasileiros junto às autoridades chinesas.
Agro em pauta
“É uma comitiva bastante eclética, contemplando a diversidade do agronegócio brasileiro, não só daqueles que estão interessados em vender seus produtos, mas também comprar para que possamos avançar na agroindústria. É um sinal do prestígio do presidente Lula junto ao setor, que fez questão de participar da missão, e também da importância que o governo federal destaca ao agro”, explica o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
No dia 28 de março, ele passa a integrar a comitiva presidencial que cumpre agenda oficial com as autoridades chinesas e, no dia 29, participa do Seminário Empresarial Brasil-China. O país asiático, maior parceiro comercial do Brasil, recebe a visita oficial do presidente Lula a partir do próximo sábado (26). Mais detalhes sobre a viagem estão aqui.
A missão do Ministro da Agricultura e Pecuária à China, que se estende até o dia 30 de março, conta com os irmãos Wesley e Joesley Batista, da JBS, assim como conselheiros da BRF e o diretor executivo da Suzano Papel e Celulose na Ásia.