Comitê do FMI deixa de emitir comunicado após Rússia bloquear linguagem sobre a guerra
A recusa da Rússia em concordar com uma linguagem forte condenando sua guerra na Ucrânia impediu que o comitê que assessora a diretoria executiva do Fundo Monetário Internacional (FMI) emitisse um comunicado formal durante sua reunião desta semana, disse a presidente do comitê nesta quinta-feira.
“A guerra da Rússia contra a Ucrânia tornou impossível chegar a um consenso sobre um comunicado”, disse a ministra espanhola da Economia, Nadia Calviño, em uma coletiva de imprensa durante as reuniões do FMI e do Banco Mundial, em Washington.
Em vez disso, Calviño leu um comunicado sintetizando a reunião do comitê. Na quarta-feira, uma reunião controversa de autoridades financeiras do G20 também não resultou em um comunicado devido ao desacordo com a Rússia.
O Comitê Monetário e Financeiro Internacional (IMFC, na sigla em inglês) de 24 membros se reúne duas vezes ao ano nos encontros de primavera e outono do FMI e do Banco Mundial, e assessora a diretoria do FMI.
Embora não tenha poderes formais para tomada de decisão, os comunicados regulares do IMFC fornecem orientação estratégica para o trabalho do Fundo.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!