Combustíveis

Comissões discutem políticas de preço do diesel com ministros

22 abr 2019, 14:46 - atualizado em 22 abr 2019, 14:46
O ministro da Economia, Paulo Guedes; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; e o presidente da Petrobras, Roberto Castello, foram convidados para participar da audiência, que acontecerá nesta quarta-feira (24) sobre a política de preços para o diesel (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Economia, Paulo Guedes; o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; e o presidente da Petrobras, Roberto Castello, foram convidados para participar da audiência, que acontecerá nesta quarta-feira (24) sobre a política de preços para o diesel. A reunião será realizada em conjunto pelas comissões de Minas e Energia; e de Fiscalização Financeira e Controle.

Nas últimas semanas, a Petrobras anunciou reajuste de 5,7% no preço do diesel, mas o presidente Jair Bolsonaro determinou a suspensão do reajuste. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, o litro do combustível foi vendido na semana passada a 3 reais e 55 centavos, em média, no Brasil. Corrigido pela inflação, o preço médio na semana de 19 de maio do ano passado, 2018, antes da greve dos caminhoneiros, era 3 reais e 75 centavos por litro.

Para o deputado Gilberto Abramo (PRB-MG), autor do pedido para realização da audiência, a população será a única prejudicada pelo aumento do preço do diesel. “Para você poder tornar o produto viável (aumento do preço do diesel), a saída seria em cima dos impostos, alguém teria que perder, seria melhor a União perder do que o próprio cidadão”, afirma.

O deputado Gilberto Abramo ressaltou que esse é o momento ideal para que a União faça um reajuste na tributação que incide sobre o combustível.

A reunião será realizada às 10 horas, no plenário 14.

agencia.camara@moneytimes.com.br