Política

Comissão debate impactos do reajuste da tarifa de energia na economia

06 jul 2022, 7:32 - atualizado em 06 jul 2022, 7:32
A audiência está prevista para as 9 horas, no plenário 5 (Imagem: Pixabay/USAGI_POST)

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados promove uma audiência pública nesta quarta-feira (6) para discutir os impactos do reajuste da tarifa de energia na economia.

O debate atende a requerimento do deputado Sidney Leite (PSD-AM).

“A energia é indispensável para diversos segmentos, especialmente para o setor de comércio e serviços e de indústria. Este último é responsável por mais de 40% do consumo de energia elétrica, assim, qualquer aumento de tarifa tem influência na economia”, ressalta.

O deputado informa ainda que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021 a inflação da energia foi de 21,21%, uma variação de 110,8% em relação ao IPCA do ano.

“Consequentemente, o mais atingido na história é o cidadão, que assiste à deterioração de seu poder de compra e ao comprometimento do seu orçamento familiar. E, nesse caso, o impacto é mais perverso para as famílias mais pobres”, destaca o parlamentar.

Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares o superintendente de Gestão Tarifária da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Davi Antunes Lima; e representantes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

A audiência está prevista para as 9 horas, no plenário 5.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

agencia.camara@moneytimes.com.br