Comissão debate a política de uso de termoelétricas movidas a gás natural
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (31) a política de uso de termoelétricas movidas a gás natural.
A audiência pública atende a requerimento do deputado Elias Vaz (PSB-GO).
Segundo o parlamentar, há uma intensa movimentação dos setores ligados à distribuição de gás natural no Brasil na busca por fontes de financiamento de novos gasodutos e “várias manobras estão em curso e instrumentos legislativos que beneficiam esse segmento já chegaram a ser aprovados”.
“Ocorre que os gasodutos são obras de grande impacto econômico-financeiro, além de oferecer riscos ambientais”, afirma. Ele argumenta que a opção pelo uso do gás natural na política energética demanda a criação de uma mesa de discussões com os diversos segmentos da sociedade, para que todos os interesses em jogo possam ser ponderados e balanceados, especialmente o dos consumidores.
“Em nossa história, sempre que há uma intervenção na prestação de um serviço público, o consumidor é chamado para pagar a conta dos investimentos e o lucro dos empreendedores”, afirma.
Foram convidados, além do presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, e do presidente-executivo da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (Abiape); do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), e de agências reguladoras, entre outros.
O debate será realizado às 10 horas, no plenário 9. O público pode acompanhar o debate e participar da discussão pela internet.
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.
Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!