Comissão de Legislação Participativa debate privatização de refinaria da Petrobras (PETR4) em Minas Gerais
A Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados discute nesta sexta-feira (15) uma suposta privatização da Petrobras (PETR3; PETR4), em especial da Refinaria Gabriel Passos.
O deputado Rogério Correia (PT-MG), que pediu a realização do debate, afirma que a Petrobras é uma empresa estratégica para soberania nacional na exploração das riquezas naturais do território brasileiro, alinhando a extração de petróleo com desenvolvimento tecnológico, industrial e a transformação social e econômica do País.
“Mesmo diante de tal relevância ao Brasil, a intenção de alguns governos com a privatização sempre existiu”, lamenta.
“As ameaças recentes novamente reerguem a preocupação e colocam em alerta os setores sociais frente ao risco da privatização da Petrobras e suas refinarias”, acrescenta Correia.
Em Minas Gerais, a Refinaria Gabriel Passos (Regap) é a única pertencente à Petrobras e é responsável por 66% da gasolina e 52% do diesel consumidos no estado.
“A inclusão da Regap no plano de desinvestimento e privatizações do atual governo está na contramão da construção de um projeto soberano de desenvolvimento econômico e social”, critica o deputado.
A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 10 horas, e poderá ser acompanhada pelo portal e-Democracia.
Foram convidados para participar do debate, entre outros, o presidente da Petrobras; o ministro Tribunal de Contas da União (TCU), Walton Alencar Rodrigues; e o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Destilação e Refinação de Petróleo em Minas Gerais (Sindipetro/MG), Alexandre Finamori França Baptista.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!