Política

Comissão da Câmara celebra Dia Nacional da Consciência Negra

20 nov 2019, 12:05 - atualizado em 18 nov 2019, 17:25
Brasília Congresso
Às 15h30, a comissão dará início a uma audiência pública para debater a importância do Dia Nacional da Consciência Negra (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promoverá dois eventos nesta quarta-feira (20), no plenário 10, para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra.

Às 14h30, sob coordenação da deputada Áurea Carolina (Psol-MG), haverá homenagem ao hip hop, com a participação das rappers Tamara Franklin; Realleza; e Vera Veronika, além de outras manifestações culturais em diversos pontos da Câmara.

Às 15h30, a comissão dará início a uma audiência pública para debater a importância do Dia Nacional da Consciência Negra. Foram convidados para a discussão: a cantora Dhy Ribeiro; a rapper Preta Rara; o educador e músico Ronaldo Quilombola; a atriz e poetisa Elisa Lucinda; o rapper GOG; e a escritora Conceição Evaristo.

A iniciativa do debate é da deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Ela destaca que, desde as décadas de 1970 e 1980, o 20 de Novembro é celebrado pelo movimento negro e faz referência à data da morte de Zumbi, o líder de Palmares, símbolo da luta pela liberdade do povo afro-brasileiro.

Benedita acrescenta que a Lei 12.519/11 instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra e que a Lei 10.639/03 tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. “Em todo o Brasil, utilizamos o 20 de novembro para discutir o enfrentamento ao racismo e lutar por mais e melhores oportunidades de ascensão econômica e social para os negros”, diz a parlamentar.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.