São Paulo

Comércio paulistano registra alta de 2,6% no último mês de 2018

03 jan 2019, 16:55 - atualizado em 03 jan 2019, 16:55

O comércio paulistano fechou o ano de 2018 em alta, de acordo com o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em dezembro, as vendas apresentaram crescimento de 2,6%.

Veja as principais recomendações para janeiro; clique aqui

Sobre a atuação das transações a prazo, que superaram as vendas à vista, Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), diz que as vendas de ventilador e ar-condicionado representam bem a prevalência dos pagamentos a prazo.

“De um modo geral, na comparação entre anos, o período foi beneficiado pelos juros baixos e pela injeção de recursos do 13º salário”, conclui Burti.

Variação mensal

As vendas de dezembro alcançaram 27,8% em comparação a novembro, o que está dentro da média dos últimos três anos, de 28%.

“A Black Friday aqueceu as vendas de novembro, agindo como se fosse uma liquidação antes do Natal e tirando um pouco das vendas desta data comemorativa”, explica o presidente da associação.

A alta do dólar também influenciou para que o ritmo de vendas de itens importados diminuísse em dezembro. Os que conseguiram faturar no fim do ano foram os lojistas que venderam produtos de menor valor, principalmente pela elevação das vendas à vista.

Acumulado de 2018

O setor varejista paulistano registrou alta média de 2,2% no acumulado do ano. Nas vendas a prazo, o crescimento foi de 5,9%, enquanto o sistema à vista sofreu uma desaceleração de 1,5%.

Apesar de todos os contrapontos no decorrer do ano, como a paralisação dos caminhoneiros, a saída do Brasil da Copa do Mundo e a incerteza no período das eleições, o varejo registrou um resultado melhor do que 2017 – alta de 1,1%.

Segundo Burti, o setor segue uma trajetória de recuperação, principalmente por conta do aumento da confiança dos consumidores e empresários.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.