Petróleo

Comerciantes de petróleo cortarão compras da Rússia a partir de 15 de maio

13 abr 2022, 17:59 - atualizado em 13 abr 2022, 17:59
Petróleo
Tarders estão cortando as compras para garantir que estejam em conformidade até 15 de maio, quando as restrições da UE entrarão em vigor (Imagem: Reuter)

As principais tradings globais estão planejando reduzir as compras de petróleo e combustível das petrolíferas estatais russas a partir de 15 de maio, disseram fontes, para evitar entrar em conflito com as sanções da União Europeia à Rússia.

A UE não impôs uma proibição às importações de petróleo russo em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, porque alguns países como a Alemanha são fortemente dependentes e não têm infraestrutura para trocar por alternativas.

Entretanto, as empresas estão encerrando as compras do grupo russo de energia Rosneft, pois buscam cumprir sanções existentes da UE que pretendiam limitar o acesso da Rússia ao sistema financeiro internacional, disseram as fontes.

A redação das sanções da UE isenta as compras de petróleo da Rosneft ou da Gazpromneft, que estão listadas na legislação, consideradas “necessárias para garantir o fornecimento crítico de energia” para a Europa.

Os comerciantes estão lidando com o que significa “necessário”, disseram as fontes. Isso pode abranger uma refinaria de petróleo que recebe petróleo russo através de um oleoduto, mas pode não abranger a compra e venda de petróleo russo por intermediários.

Tarders estão cortando as compras para garantir que estejam em conformidade até 15 de maio, quando as restrições da UE entrarão em vigor.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar