Começa a temporada de balanços na B3 e saiba como não perder dinheiro à toa na Bolsa
Enquanto nos Estados Unidos a temporada de balanços já está aí algum tempo, trazendo até certo otimismo para o mercado com alguns resultados surpreendendo positivamente, aqui teremos uma ideia bem clara sobre como as empresas estão se saindo nesse cenário econômico desafiador.
Estes resultados corporativos no segundo trimestre (2T22), inclusive, devem ditar o rumo do Ibovespa (IBOV) nas próximas semanas.
Além do mais, é um período que costuma trazer mais volatilidade para as ações.
Portanto é essencial que investidores, tanto de curto quanto de longo prazo, tomem mais cuidado e se informem sobre o calendário de divulgação dos balanços.
Evite perder dinheiro à toa
Parece até banal chamar a atenção para isso, de que um investidor deve ficar atento ao calendário de fatos relevantes da empresa que já possui ações ou deseja investir.
Mas podem acreditar: existe muito investidor, principalmente iniciante, que não faz a menor ideia do que seja um fato relevante emitido pela empresa.
Já vi, por exemplo, pessoas comprando ações sem saber que o balanço iria sair no dia seguinte. Quando os números vêm bons aos olhos do mercado, menos mal.
O investidor pode ganhar muito dinheiro em pouco tempo. Mas quando os resultados acabam vindo muito ruins, é possível ver as ações despencarem de uma hora para a outra.
Quem não está acostumado pode sair muito machucado de uma situação dessas. E quando falo machucado, pode ser tanto financeiramente quanto psicologicamente.
São nesses momentos que muitas pessoas acabam até desistindo da bolsa de valores, com aquela velha conversa de que renda variável não serve para elas, ou que bolsa de valores é uma enganação para tirar dinheiro de pessoa física.
Driblando a renda variável
É verdade que a bolsa muitas vezes “tira” dinheiro da pessoa física, mas também tira dos grandes fundos de investimento. E isso acontece não porque ela é uma enganação.
Primeiro que quando falamos de ações, estamos falando de renda variável. E ao contrário do que muito investidor ou trader iniciante pensa, renda variável muitas vezes varia SIM para baixo.
Em segundo lugar, a falta de conhecimento sobre o mercado de renda variável faz com que “aventureiros” percam o dinheiro muito mais rápido do que eles demoraram para conquistar.
Um exemplo de falta de conhecimento? O simples fato de não saber sobre a divulgação do balanço de uma empresa.
Portanto, a pessoa tem que saber o que se passa com a empresa que ela vai investir.
Se ela acha que isso não tem importância, melhor deixar o dinheiro num fundo de investimentos, os profissionais de mercado dão toda a atenção necessária para que o resultado seja o melhor possível.
Companhias brasileiras
Voltando à temporada, a primeira empresa que soltou o seu balanço foi a WEG (WEGE3), nesta quarta-feira (20).
E se for servir como base para o que vem por aí, o lucro líquido da companhia ficou abaixo do consenso de mercado, mesmo com sua receita operacional líquida tendo superado as expectativas. Isso mostra uma margem de lucro menor.
E umas das explicações da empresa? Aumento dos custos de matéria-prima, ou seja, a inflação já mostrando as caras no primeiro balanço do período.
De qualquer maneira, a coisa começa a ganhar corpo mesmo na próxima semana, com várias empresas divulgando seus resultados trimestrais nos dias 27 e 28 de julho.
Enquanto o segundo período de balanços do ano está apenas começando, o mercado já fica de olho nas prévias operacionais das duas empresas mais famosas da nossa bolsa.
Na última terça-feira (19), a Vale (VALE3) divulgou seu relatório, e nesta quinta-feira (21), é a vez da Petrobras (PETR4).
Essas prévias devem dar uma boa ideia de como virão os números trimestrais das duas gigantes.
E isso deve impactar bastante a direção do Ibovespa (IBOV) nas próximas semanas.
A Vale, por exemplo, teve produção abaixo do previsto, além de ter reduzido suas estimativas até o final de 2022.
Isso tudo mostra o tamanho do desafio para empresas e investidores no atual momento. Portanto, atenção aos balanços, diversifique com critério e bons investimentos.
Aproveite para conferir todas as colunas do Beto Assad aqui no Money Times.
?Money Times é Top 10 em Investimentos!?
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.