Agenda do Dia

Começa a pressão para queda da Selic após inflação dentro da meta: Veja o que movimenta a quarta-feira (12)

12 abr 2023, 8:33 - atualizado em 12 abr 2023, 8:33
Selic, inflação
Inflação dentro da meta abriu espaço para que o Banco Central possa considerar cortes na taxa Selic. (Imagem: Agência Brasil)

Ontem, o mercado foi pego de surpresa com a inflação acumulada de 12 meses dentro da meta perseguida pelo Banco Central. Isso abriu espaço para que a autoridade monetária possa considerar cortes na taxa Selic, que estão em 13,75% ao ano desde agosto do ano passado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ainda não se pronunciaram sobre o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) porque está viajando para a China, mas isso não significa que as pressões pela queda da taxa de juros não começaram.

Em entrevista à CNN, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou que o governo está racionalizando os gastos e a Fazenda está fazendo o dever de casa com o arcabouço e a reforma tributária. “Essas iniciativas e mais o cenário mundial vão convencer o Banco Central a reduzir a taxa de juro já no próximo Copom”.

Já presidente do PT, Gleisi Hoffmann, questionou em seu Twitter “qual vai ser a desculpa” para o Banco Central não baixar os juros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (12)

Horário Programação Local
07h40 Chegada a Abu Dhabi (horário local) Aeroporto Internacional de Abu Dhabi
9h40 Partida para Xangai Aeroporto Internacional de Abu Dhabi
21h30 Chegada a Xangai (horário local) Aeroporto Internacional de Xangai Hongqiao

Economia

O destaque dos indicadores hoje é o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, em inglês). A projeção é que a inflação norte-americana desacelere de 0,4% em fevereiro para 0,2% em março. Com isso, ele cai de 6% para 5,2% na base anual.

Já o núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, deve cair a 0,4%, mas subir de 5,5% para 5,6% no anualizado.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (12)

Horário País Indicador
08h EUA Juros de Hipotecas de 30 anos MBA
09h Brasil Vendas no varejo (janeiro)
09h30 EUA Índice de Preços ao Consumidor (março)
15h EUA Ata do Fomc
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.