Combustíveis

Combustíveis: Preços do diesel dispararam devido à antiga política da Petrobras (PETR4), diz estudo; entenda

03 set 2023, 8:00 - atualizado em 01 set 2023, 15:20
Diesel
Preços do Diesel dispararam na época em que a Petrobras adotava a política de Preços de Paridade de Importação, PPI na sigla (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

Em um estudo realizado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), foi possível observar que, por anos, a política de Preços de Paridade de Importação (PPI), adotada pela Petrobras (PETR3; PETR4), fez o valor do óleo diesel aumentar.

Atualmente, a política foi substituída em maio por uma nova estratégia comercial, na qual considera os valores a serem priorizados na precificação do custo alternativo do cliente e ao valor marginal para a empresa.

A antiga política foi adotada em meio ao governo de Michel Temer (MDB), em 2016. Em maio deste ano, no entanto, foi reestruturada devido à promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde sua campanha, em manter o preço do combustível mais estável.

O diesel é o principal insumo utilizado para o transporte rodoviário no país. Na pesquisa, há comparativos dos preços, e foi possível observar que, em 2020, onde houve o maior impacto de isolamento social, o preço médio do diesel atingiu R$ 3,01/litro.

Segundo o estudo, as frequentes variações de preços por conta do cenário global se deram devido aos seguintes fatores:

  • preços dos combustíveis terem se alinhado aos valores internacionais do petróleo;
  • taxas de câmbio estrangeiras;
  • condições econômicas e políticas globais.

Após esse período, o preço do combustível começou a aumentar gradativamente até atingir o pico de R$ 7,57/litro.

“Os preços dos combustíveis se elevaram significativamente no Brasil. Esse movimento foi acentuado pela desorganização das cadeias logísticas em função das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e também em função da guerra na Ucrânia”, afirma o documento.

Além disso, a pesquisa pontuou que, em um período de pouco mais de dois anos, o preço médio do diesel no Brasil aumentou 151,7%, mostrando a dificuldade em retornar aos preços pré-pandemia.

A variação da moeda brasileira em relação ao dólar foi um dos principais pilares no aumento dos preços, da mesma forma que nos cenários políticos e econômicos globais, devido ao valor do diesel estar atrelado na política de PPI.

“Seu valor estava substancialmente condicionado às cotações internacionais e, consequentemente, aos cenários políticos e econômicos globais. As variações da taxa de câmbio da moeda nacional também desempenharam um papel importante nesse processo”, afirma o documento.

Confira o estudo completo: