Carteira Recomendada

Combo elétricas e dividendos: Veja as melhores da bolsa, segundo 22 analistas

08 fev 2024, 17:32 - atualizado em 08 fev 2024, 17:34
Elétricas
Dentro as indicadas, a campeã foi a Copel, com nove indicações (Imagem: Reuters/Jon Nazca)

Quando se fala em elétricas, o que se vem a cabeça são dividendos. O setor é recheado de boas empresas que pagam proventos. Considerados seguros e com lucros previsíveis, os papéis estão sempre em carteiras.

Segundo levantamento do Money Times, de uma lista de 41 companhias entre as mais indicadas para proventos em fevereiro, 11 são elétricas.

Dentre as citadas, a campeã foi a Copel (CPLE3), com nove indicações.

De acordo com o BTG Pactual, que recomenda a ação em sua carteira, a empresa, recém-privatizada, é um dos nomes integrados (operando nos segmentos de distribuição, transmissão, geração e comercialização de energia) mais baratos da cobertura e uma principais teses no setor de serviços básicos.

“Vemos suas ações sendo negociadas a uma TIR (taxa interna de retorno) real de 10%, o que não se baseia em premissas excessivamente agressivas”, calcula o banco.

  • Onde investir na renda fixa em 2024? Analista Lais Costa, da Empiricus Research, revela os melhores papéis para surfar no cenário previsto para a inflação neste ano; Confira no Giro do Mercado:

Ainda segundo o BTG, possui a equipe e a estratégia certa para levá-la a níveis de eficiência semelhantes aos de seus pares privados, ao mesmo tempo que oferece uma sólida geração de caixa (que devem se transformar em maiores dividendos).

Em segundo lugar está a Engie (EGIE3), com recomendação de oito analistas. A empresa é líder em geração, comercialização, transmissão, transporte de gás e soluções energéticas. Atualmente, a companhia possui uma capacidade instalada de aproximadamente 10 GW.

“Nossa tese se baseia em uma empresa boa pagadora de dividendos, que atua em um setor perene, com um ótimo histórico de alocação de capital e reconhecida governança. Em termos financeiros, a Engie possui um endividamento na casa de 2,0 vezes a relação dívida líquida/EBTIDA, o que nos parece um patamar saudável e que permite novos investimentos”, discorre a Ágora.

Completando o pódio, temos a Eletrobras (ELET3), com cinco indicações. Para o BTG, que também recomenda o papel, a empresa apresentou bons resultados e está avançando em seu programa de desinvestimentos e otimizações de estrutura operacional/administrativa.

“Esperamos que a tendência de redução de despesas continue, com menores custos de pessoal devido ao programa de demissão voluntária e reversões adicionais de empréstimos compulsórios”, completa.

Veja as recomendações

Empresa Recomendação
Copel 9
Engie 8
Eletrobras 5
CPFL 4
Taesa 4
Transmissão Paulista 3
Equatorial 3
Energisa 3
Auren 2
Cemig 1
Alupar 1

Levantamento

O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações de dividendos divulgadas por 22 instituições. Para fevereiro, foram indicadas 51 ações, somando 170 recomendações.

Participaram do levantamento Ágora InvestimentosAtiva Investimentos,BB InvestimentosBTG PactualNu InvestElevenEmpiricus ResearchGenial InvestimentosGuide InvestimentosInter ResearchItaú BBAMirae AssetMyCapNova FuturaÓramaSafraSantanderTerra InvestimentosXP InvestimentosPagBankPlanner e Warren.