Com Udop também repudiando atos em Brasília, apenas o setor de açúcar e álcool se manifesta até agora
A União Nacional da Bioenergia (Udop) é outra importante associação dos usineiros brasileiros que declarou repúdio aos atos de vandalismo contra os símbolos da democracia brasileira realizados por bolsonaristas.
Se juntou à União Brasileira da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), conforme Money Times já repercutiu.
Ambas seguem o repúdio que a maioria da sociedade civil brasileira está anunciando.
Outras entidades importantes em setores líderes do agronegócio, como a Aprosoja não fizeram declarações públicas.
Eis a nota na íntegra da Udop:
A UDOP – União Nacional da Bioenergia – vem a público manifestar o repúdio aos atos de vandalismo antidemocráticos em total desrespeito às principais esferas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário praticados no último domingo em Brasília/DF. As ações amplamente divulgadas pela mídia de todo o mundo são injustificáveis.
Entendemos que o momento requer diálogo e entendimento, valores amplamente defendidos no estado democrático de direito, não sendo tolerada qualquer ação que desvirtua tais princípios que são a base de nosso País.
O direito a manifestações pacíficas e ordeiras faz parte, igualmente, do Estado Democrático, mas a truculência e os ataques que presenciamos ontem, está longe do direto de manifestação.
Na esperança de que a normalidade retorne o quanto antes a nosso amado Brasil, e que possamos dar continuidade à pluralidade de ideias sem violência e ataques à democracia, encerramos esta nota torcendo para que a estabilidade retorne a nossas instituições.