Saída de Musk do Twitter resolve ‘ciúmes’ da Tesla; mas reação do investidor da montadora à notícia é limitada
Desde que Elon Musk assumiu o Twitter, ventilava-se no mercado um descontentamento dos investidores da Tesla (TSLA;TSLA34) com a falta de foco do bilionário no comando da montadora.
Para os acionistas da empresa, o bilionário estava gastando muito tempo em polêmicas vazias, que não contribuem com a governança da Tesla, nem com os diversos desafios que a empresa passa diante do aumento da competição no mercado global de carros elétricos.
Agora que o segundo homem mais rico do mundo cansou de dar às cartas na sua aquisição de US$ 44 bilhões, é esperado um efeito positivo na relação de confiança entre acionistas e executivos da Tesla.
Contudo, a julgar pela reação negativa dos mercados da fabricante nesta sexta-feira (12), está faltando ânimo dos investidores com a notícia. Por volta das 14h15, o papel listado na Bolsa de Nova York caía 2,27%.
Segundo os analistas do mercado americano, não é que a sucessão do Twitter esteja por trás da queda. Mas ela não está sendo suficiente para virar as perdas da montadora hoje, que se devem a um outro fator.
O papel está pressionado pelo anúncio de um recall de 1,1 milhão de veículos na China, devido a riscos no mecanismo de frenagem dos veículos elétricos. A informação foi divulgada pela Administração Estatal para Regulação do Mercado da China.
Musk encontrou alguém “tolo o suficiente” para assumir Twitter
A procura por um sucessor no comando do Twitter vinha ocupando os planos de Musk desde o final de 2022. Em dezembro, o CEO fez uma enquete com os usuários da rede perguntando se ele deveria renunciar ao comando da plataforma.
Com o “sim” ganhando por uma porcentagem de 57%, Musk explicou que confirmaria a sua renúncia tão logo achasse alguém “tolo o suficiente” para assumir o emprego. E parece que esse momento finalmente chegou.
I will resign as CEO as soon as I find someone foolish enough to take the job! After that, I will just run the software & servers teams.
— Elon Musk (@elonmusk) December 21, 2022
O bilionário confirmou Linda Yaccarino, chefe de publicidade da NBCUniversal, como a nova CEO do Twitter.
A executiva está na NBCUniversal há mais de uma década. A NBCUniversal Media, LLC é um conglomerado de mídia e entretenimento pertencente à Comcast.
“Ela vai começar em cerca seis semanas! Minha função fará a transição para eu ser presidente executivo e CTO, supervisionando produtos, software e sysops”, escreveu ontem.