Com shoppings reabertos, foco do mercado recai sobre horários de funcionamento, diz BTG
O setor de shopping centers alcançou 100% de abertura. O Franca Shopping, da Aliansce Sonae (ALSO3), era o único empreendimento fechado até ontem, de acordo com o BTG Pactual (BPAC11), mas a retomada de suas atividades foi anunciada nas redes sociais nesta segunda-feira (24).
Dessa forma, o número de shoppings abertos atingiu 577. Com o problema da reabertura “resolvido” (os shoppings podem ser fechados novamente, dependendo da evolução da covid-19), o BTG acredita que o mercado ficará atento agora aos horários de funcionamento, já que são o principal driver para a retomada do tráfego de pessoas e vendas.
“O foco passará da reabertura dos shoppings para seus horários de funcionamento – aqueles liberados para funcionar por mais tempo estão performando muito melhor”, destacam os analistas Gustavo Cambauva e Elvis Credendio.
Na avaliação do BTG, as empresas do setor continuarão pressionadas no curto prazo. As taxas de vacância e inadimplência devem subir no terceiro trimestre do ano, pois muitos varejistas terão dificuldades para pagar os aluguéis. Por outro lado, as ações das operadoras estão atrativas, sendo Multiplan (MULT3) a principal escolha do banco.