BusinessTimes

Com queda de 17,4% no lucro, Kroton lidera perdas do Ibovespa

29 mar 2019, 11:36 - atualizado em 29 mar 2019, 11:36
A Kroton tem marcas como Anhanguera, LFG, Uniderp e colégios Pitágoras

Por Investing.com

Após divulgar que encerrou o quarto trimestre de 2018 com queda de 17,4% no lucro líquido ajustado, as ações da Kroton Educacional (KROT3) têm forte queda de 3,94% a R$ 10,48, liderando assim as perdas do Ibovespa no começo da manhã desta sexta-feira. O resultado refletiu mais despesas comerciais em meio à expansão geográfica das operações, ambiente competitivo acirrado e maiores níveis de depreciação de investimentos, entre outros fatores.

Sem considerar a Somos Educação, adquirida em abril de 2018, o lucro líquido ajustado da Kroton somou R$ 403,4 milhões entre outubro e dezembro, conforme balanço divulgado na manhã desta sexta-feira.

Sem ajuste, o lucro líquido do maior grupo de ensino superior do país encolheu 31,1 por cento ano a ano, para R$ 269,3 milhões.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado atingiu 509,57 milhões de reais entre outubro e dezembro, recuo de 4,6 por cento ano a ano. A margem Ebitda ajustada caiu 3,5 pontos percentuais, para 36,1 por cento.

Ao fim de dezembro, a Kroton contava com um total de 856.197 alunos, um número 2,3 por cento menor na comparação anual devido ao maior número de formaturas no período e ao aumento da evasão, sobretudo no ensino à distância (EAD), em cenário macroeconômico ainda desafiador.

Ainda assim, a receita líquida trimestral cresceu 4,5 por cento, para 1,41 bilhão de reais, puxada pela elevação no valor médio das mensalidades. Já o total de custos de produtos vendidos e serviços prestados subiu 0,3 por cento sobre um ano antes, para 394,16 milhões de reais.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.