CryptoTimes

Com pedido de licença bancária, Figure deseja ser a ponte de acesso ao mercado financeiro via blockchain

06 nov 2020, 15:47 - atualizado em 06 nov 2020, 15:47
Figure deseja obter uma licença bancária para ser a ponte de acesso ao mercado financeiro (Imagem: Facebook/Figure)

Figure Technologies, startup de empréstimos blockchain fundada por Mark Cagney, ex-CEO da SoFi, enviou um pedido de licença bancária nacional, segundo a Bloomberg.

“[A licença] irá direcionar o custo de apresentar nosso produto àqueles que não têm acesso ao setor financeiro”, disse Cagney. “Permitirá que o cliente construa um histórico de crédito e se torne um grande mutuário.”

O foco da Figure é em emitir linhas de crédito de “home equity” (ou “HELOCs” na sigla em inglês) em uma rede blockchain privada.

Em 2019, firmou um acordo de US$ 1 bilhão em linhas de crédito não comprometidas da empresa de serviços financeiros Jeffries e, em março deste ano, realizou seu primeiro processo de securitização com ativos lastreados em um blockchain.

Figure Technologies leva créditos imobiliários ao blockchain

Ainda não se sabe se a Figure irá obter uma licença bancária nacional do Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC).

Uma tentativa de fornecer um alvará de fins específicos a fintechs resultou em desafios jurídicos a reguladores estatais, que afirmam que empresas que não realizam depósitos da forma tradicional não devem receber um alvará.

De acordo com a Bloomberg, na semana passada, o OCC garantiu uma aprovação condicional à SoFi, antiga startup de Cagney, que busca criar um banco nacional.

Reguladora bancária dos EUA permite
que bancos nacionais custodiem criptoativos