BusinessTimes

Com ou sem Latam, apetite por aquisições anima e Azul dispara 5,6%; Gol também sobe

07 jun 2021, 18:02 - atualizado em 07 jun 2021, 18:03
Avião da Latam TAM
A pandemia da Covid pode provocar uma onda de fusões e aquisições no setor aéreo na América Latina (Imagem: Instagram/ Latam)

A negativa do CEO da Latam no Brasil, Roberto Alvo, em relação à possível fusão entre a companhia e a Azul (AZUL4) não foi suficiente para brecar o otimismo dos mercados em vista de possíveis fusões e aquisições no setor.

As ações da Azul fecharam em alta de 5,57%, a R$ 47,20. Já a sua rival Gol (GOLL4) também subiu, a 3,93%, negociada a R$ 27,52.

Mas cedo, entrevista à Bloomberg, o CEO afirmou que busca evitar uma oferta da rival Azul e que a operação brasileira da companhia aérea não está à venda.

Mesmo assim, fonte disseram à agência que uma proposta da Azul não está descartada. O plano é apresentar uma oferta diretamente aos credores latino-americanos da empresa, segundo uma pessoa a par do assunto.

A Azul teria apresentado sem sucesso a ideia de comprar a rede do Brasil a executivos da Latam, de acordo com a pessoa.

Pela a proposta, a Latam, maior companhia aérea da América Latina, poderia focar em outras partes da região e manter o acesso à rede de rotas no Brasil, disse a fonte.

“Não estamos considerando, de nenhuma maneira ou forma, a venda de qualquer um de nossos ativos neste momento”, disse Alvo na quarta-feira. “Consideramos isso mais um sinal de preocupação da Azul, pois entendem que seremos um concorrente muito desafiador” após sair da recuperação judicial, disse.

Manter o Brasil em sua rede é parte fundamental da estratégia da Latam no futuro, disse Alvo.

O país tem potencial de crescimento “enorme”, e a Latam “será um competidor muito agressivo e eficaz” assim que a demanda por viagens se recuperar, afirmou.

Credores podem forçar acordo

A pressão dos credores da Latam, que enfrenta um processo de recuperação judicial há mais de um ano, pode ser decisiva para que a Azul alcance seu objetivo de comprar as operações da rival no Brasil.

A avaliação é da Ágora Investimentos. Em um breve comentário sobre o assunto, em relatório enviado nesta manhã (07) aos clientes, Victor Mizusaki e Wellington Lourenço afirmam que “os credores da Latam podem solicitar que esta alternativa seja incorporada ao plano de reestruturação a ser apresentado no processo de recuperação judicial até 30 de junho e votado até 23 de agosto.”

Os analistas acrescentam que “a probabilidade de a fusão acontecer é muito provável.”

Azul
Na visão do BTG Pactual, outras negociações, além das em andamento entre Latam e Azul, devem acontecer em breve (Imagem: Wikimedia/Commons)

Fusões e aquisições são inevitáveis

A pandemia da Covid pode provocar uma onda de fusões e aquisições no setor aéreo na América Latina, apontou o presidente da International Air Transport Association (IATA) para as Américas, Peter Cerdá.

Segundo ele, os movimentos de consolidação na região devem crescer no cenário pós-COVID e as discussões em curso entre Azul e Latam são um exemplo disso.

Para Cerdá, faltou um auxílio maior por parte dos governos na região, diferente de outros lugares, como nos Estados Unidos e na Europa. Com isso, as empresas estão endividadas, o que facilita possíveis negociações.

Na visão do BTG Pactual, outras negociações, além das em andamento entre Latam e Azul, devem acontecer em breve, acelerando a onda de consolidação no Brasil.

“No caso da Latam e Azul, acreditamos que o cenário Covid, juntamente com o processo da Latam, criou uma oportunidade para ambas as empresas discutirem alternativas de consolidação, embora seja muito cedo para tirar quaisquer conclusões”, argumenta.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar