Com nova aliança, Tencent deseja fomentar desenvolvimento da indústria blockchain
Tencent Cloud, o serviço de armazenamento em nuvem da grande empresa chinesa de tecnologia Tencent, lançou uma aliança para promover o desenvolvimento da indústria blockchain.
A aliança deseja atrair 100 membros este ano, incluindo empresas de tecnologia, associações da indústria, universidades e especialistas, segundo o jornal Securities Times. Membros planejam estabelecer padrões para a indústria blockchain e pesquisar sobre possíveis aplicações de blockchain.
Para tal, a aliança formará três comitês — comitê de padrões, comitê técnico e comitê comercial de ecossistema. O comitê de padrões irá cooperar com agências governamentais e outras partes relevantes para desenvolver padrões nacionais de blockchain.
O comitê técnico irá planejar e construir aplicações de blockchain enquanto o comitê comercial de ecossistema irá direcionar vendas de produtos desenvolvidos por membros da aliança. Tencent estima que membros irão aumentar suas taxas de conversão comerciais em 30%.
O primeiro grupo da aliança inclui Beijing Zhulong Information Technology como um de seus membros. Anteriormente, a empresa havia trabalhado com Tencent Cloud para criar um produto de blockchain usando sua plataforma de blockchain-as-a-service TBaaS.
Tencent parece estar apostando bastante em blockchain. Em maio, a empresa afirmou que investiria US$ 70 bilhões nos próximos cinco anos na infraestrutura de tecnologia, incluindo blockchain. Recentemente, Tencent também lançou um programa de aceleração de blockchain, fornecendo mentoria a 30 empresas do setor.
O comitê chinês de blockchain inclui executivos da Tencent e a empresa também é uma das principais a enviar pedidos de patentes de blockchain, tendo enviado mais de 700 pedidos em 2019.