BusinessTimes

Eleições 2022: Com Lula eleito, veja como proteger sua carteira de investimentos

30 out 2022, 21:17 - atualizado em 30 out 2022, 21:31
Lula Eleições 2022
Setores de varejo, educação e construção civil devem sair ganhando com eleição de Lula, dizem analistas (Imagem: Flickr/ Lula Oficial/Ricardo Stuckert)

Com Lula (PT) eleito, o mercado brasileiro deve enfrentar alta volatilidade nos primeiros pregões pós-eleição. Uma carteira bem balanceada e de acordo com o perfil de risco de cada investidor é a melhor maneira de proteger seus investimentos, afirma Felipe Simões, economista e diretor da WIT Asset.

“A carteira precisa estar ajustada para que não sofra com nenhuma volatilidade que pode continuar tendo ano que vem, porque a situação internacional ainda é bem complicada. Poderemos ver vários países entrando em recessão, vários países com inflação alta tomando medidas mais austeras na economia para conter essa inflação”, afirma.

Simões recomenda uma eventual realocação, adequando mudanças que vão acontecendo em relação a valorização e desvalorização dos ativos dentro de uma carteira, para manter o balanceamento inicial.

Simões ainda afirma que o momento é “muito bom para investir, porque os ativos locais continuam bastante desvalorizados e os internacionais também”.

Segundo Felipe Izac, sócio da Nexgen Capital, uma eventual instabilidade nos mercados pós-eleições deve durar pouco. No médio prazo, o mercado deve se estabilizar e voltar para o lado positivo. “A Bolsa deve se fortalecer e o real deve ganhar valor”, afirma.

Além disso, o economista da WIT Asset diz que, apesar de o momento ser mais adverso e complexo no exterior, há boas oportunidades de investimento fora do país. “É importante ter cautela e pensar no longo prazo, mesmo porque os ciclos de baixa podem durar bastante tempo”, diz.

Ações que ganham com a vitória de Lula

Segundo a Órama, um novo governo petista pode impulsionar as vendas de empresas do varejo  discricionário, incluindo aquelas expostas a itens de linha branca e eletrodomésticos. A Via (VIIA3), disse a corretora, seria um “excelente veículo” para aproveitar o momento.

Além disso, com o programa Minha Casa, Minha Vida, as construtoras com maior exposição ao segmento de baixa renda devem ganhar também. A corretora destaca a Direcional (DIRR3) por “ter um corpo executivo competente e operar a um múltiplo relativamente descontado”.

No setor, a MRV é citada por Genial e Guide em uma “cesta Lula”. A Guide também incluiu Direcional entre os papéis com boas perspectivas.

Em educação, com projetos como o FIES, as duas corretoras falam em Yduqs (YDUQ3), mas a Guide também lembrou da Ser Educacional (SEER3).

As ações que ganham com a vitória de Lula, segundo 3 corretoras

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar