Com IPCA-15 e Powell, Ibovespa (IBOV) vai avançar? Índice futuro abre em queda; dólar cai
O Ibovespa futuro abriu o pregão desta sexta-feira (25) em queda de 0,10%, a 118.975 pontos. Enquanto isso, por volta das 09h02, o dólar recuava 0,11%, cotado a R$ 4,8749.
Ontem, o Ibovespa (IBOV) quebrou a sequência de forte altas dos últimos dois pregões e recuou 0,94%, a 117.025,60 pontos.
Na agenda econômica, está no radar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado há pouco. O índice subiu 0,28% em agosto, após desacelerar -0,07% no mês passado. O resultado ficou acima da mediana das projeções de mercado, que estimavam alta de 0,17%.
Do lado político, após fazer um acordo para conseguir destravar a Medida Provisória do reajuste do salário mínimo e da isenção do Imposto de Renda, o governo deve publicar nesta sexta-feira (25) uma MP que estabelece a taxação de fundos exclusivos, conhecido como fundos dos “super-ricos”.
- Inflação sobe 0,28% em agosto: Quais ações podem escapar do cenário negativo? O analista Matheus Spiess explica no Giro do Mercado desta sexta-feira (25), clique para assistir. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
Hoje, ocorre um dos momentos mais aguardados pelo mercado: o discurso de Jerome Powell no Simpósio de Política Econômica de Jackson Hole.
A expectativa é que a fala do presidente do Federal Reserve traga mais pistas sobre o futuro da taxa de juros nos Estados Unidos e o rumo da política monetária adotada pelo Fed. A principal dúvida é sobre quando o banco central norte-americano pausará o seu ciclo de aperto.
Em Nova York, às 9h, os futuros de S&P 500, Dow Jones e Nasdaq avançavam 0,21%, 0,29% e 0,05%, respectivamente.
* Com Juliana Américo