Geral

Com herança sem imposto, salário e outras rendas, rei Charles 3º já é mais rico que a rainha Elizabeth 2ª

04 maio 2023, 17:26 - atualizado em 04 maio 2023, 17:26
Rei Charles
Rei Charles já é mais rico do que sua mãe, a rainha Elizabeth II (Imagem: Dan Kitwood/Pool via REUTERS)

O rei Charles 3º e Camilla, a rainha consorte, serão coroados no sábado (6), na Abadia Westminster. O monarca assumiu o trono britânico aos 73 anos, após o falecimento de sua mãe, rainha Elizabeth 2º.

Além do trono, Charles recebeu herança, que, com seu dinheiro próprio, reservas familiares, rendas da atual posição como rei e fundos da época em que era príncipe, já o fazem mais rico do que foi a rainha.

A fortuna pessoal do rei foi estimada em 1,8 bilhão de euros. No entanto, a monarquia britânica não presta contas e não revela as finanças, a fim de preservar sigilo e segurança.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Apesar disso, a estimativa sobre a fortuna do rei Charles já é muito maior do que a da rainha Elizabeth, estimada em 400 milhões de euros acumulados ao longo de seus 70 anos de reinado.

Parte da fortuna de Charles vem da herança, que não rendeu nenhum centavo aos cofres públicos britânicos, pois, ainda que exista a incidência de 40% de imposto sobre herança na Inglaterra, a regra não se aplica aos monarcas.

Fontes de renda do rei Charles

Para exercer suas funções como rei, Charles recebe o subsídio soberano, válido pelo período de um ano, sendo que último foi pago no valor de 86 milhões de euros. O valor vem de um fundo de bens da monarquia, administrado pelo Crown Estate.

The Guardian, jornal inglês, tem publicado nas últimas semanas reportagens que buscam investigar a fortuna do monarca. Contudo, a publicação afirma que é impossível saber o valor total de seu patrimônio.

A estimativa de 1,8 bilhões de euros é cerca de duas vezes maior do que a imprensa costumava publicar.

Anteriormente, os jornais publicavam a estimativa com base na lista anual dos mais ricos do Reino Unido, presente no jornal Sunday Times. Neste, a fortuna era avaliada em 600 milhões de euros.

Para as reportagens, o The Guardian, realizou uma auditoria dos bens do rei, contando com 12 especialistas.

Em resposta, o porta-voz do rei afirmou, segundo o jornal, que “embora não façamos comentários sobre finanças privadas, seus números são uma mistura altamente criativa de especulação, suposição e imprecisão”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar