Agenda

Com Haddad e Lira fora do país, arcabouço fiscal deve ficar em compasso de espera

06 maio 2023, 12:00 - atualizado em 05 maio 2023, 20:40
Arthur Lira, Haddad
Presidente da Câmara, Arthur Lira, participará de evento com empresário nos EUA (Imagem: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Na próxima semana, as principais autoridades do país têm compromissos importantes agendados em diversas partes do mundo. Com isso, a agenda em Brasília vai seguir em compasso de espera. A votação do arcabouço fiscal, por exemplo, foi adiada para depois do dia 15.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na manhã desta sexta-feira (5) em Londres, onde participará da coroação do rei Charles III, que acontece no sábado (6). O presidente retorna ao Brasil no domingo (7).

Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca na noite desta segunda-feira (8) rumo a Tóquio para participar como convidado da reunião do Grupo dos Sete, o G7.

O encontro, que começa na sexta-feira (12), reunirá os ministros de Finanças e chefes dos bancos centrais das sete maiores economias do mundo. É a primeira vez na história que um ministro da Fazenda brasileiro participa como convidado de uma reunião do G7.

Entre os principais compromissos, Haddad vai discutir a reforma do Banco Mundial, entre outros temas de interesse bilateral, com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen.

O ministro também terá reunião com o economista Joseph Stiglitz para debater a política industrial verde.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), por sua vez, participará de um fórum de investimentos do grupo Lide em Nova York, na terça-feira (9).

Ele deverá falar para 280 empresários, no Harvard Club. Essa é uma oportunidade para o presidente da Câmara apresentar as perspectivas políticas e econômicas do Brasil para investidores estrangeiros e fortalecer as relações comerciais do país.