Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa futuro abre sem rumo definido com foco no exterior

19/07/2019 - 9:22
Ibovespa futuro inicia sexta-feira negociado com valorização (Imagem: Equipe Money Times)

Por Investing.com 

Após encerrar a sessão da véspera com ganhos puxados pelo exterior, o índice futuro do Ibovespa começa a sexta-feira negociado com valorização de 0,01% aos 105.295 pontos. Com a cena local mais fraca, os investidores seguem atentos ao exterior, enquanto aguardam o início da temporada de balanços no Brasil.

Já o dólar começa a jornada com ganhos de 0,48%.

Por aqui, com a aprovação da reforma da Previdência em primeiro turno na Câmara dos Deputados, o início o recesso no parlamento, o mercado segue atento às medidas de estímulo que devem ser anunciadas pelo governo nas próximas semanas, além de já ter em pauta o tema da reforma tributária.

Os índices acionários da China fecharam a semana com alta nesta sexta-feira, depois de as declarações de uma autoridade do Federal Reserve terem elevado as expectativas de corte de juros nos Estados Unidos neste mês, alimentando o apetite por risco.

O presidente do Fed de Nova York, John Williams, disse na quinta-feira que as autoridades não podem esperar que ocorra um desastre econômico para adotarem estímulo, em um discurso fortemente considerado como argumento a favor de uma rápida ação monetária.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

As declarações de Williams tornaram praticamente certo que o Fed cortará os juros nos EUA em 0,25 ponto percentual na reunião de 30 e 31 de julho, e alimentaram expectativas de uma redução de 0,50 pontos.

Bolsa Internacionais 

Em TÓQUIO, o índice Nikkei avança 2,00%. Em HONG KONG, o índice HANG SENG sobe 1,07%. Em XANGAI, o índice SSEC ganha 0,79%. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avança 1,05%.

A sexta-feira dá sinais de indefinição dos rumos dos mercados acionários da Europa. Em Frankfurt, o DAX tem ganhos de 0,13%, enquanto que em Londres, o FTSE avança 0,08% aos 7.498 pontos. Já em Paris, o CAC soma 0,05% aos 5.553 pontos.

Commodities 

A sessão desta sexta-feira, na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian, foi marcada pela valorização nos negócios dos contratos futuros do minério de ferro. O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento em setembro do atual calendário, teve avanço de 2,35% a 916,00 iuanes por tonelada, o que representa uma variação diária de 21 iuanes.

No caso dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias da também chinesa cidade de Xangai, a sexta-feira foi marcada por rumos distintos. O contrato de maior volume de negócios, com entrega para outubro deste ano, as perdas foram de 13 iuanes para 4.001 iuanes por tonelada. Já o segundo mais líquido, de janeiro de 2020, somou 7 iuanes para 3.776 iuanes por tonelada.

Já para os contratos futuros do petróleo, a jornada desta sexta-feira mostra-se positiva nas principais praças. Em Nova York, o barril do tipo WTI soma 1,30%, ou US$ 0,75, a US$ 56,05. Já em Londres, o Brent ganha 1,37%.

Mercado Corporativo

A resseguradora IRB Brasil (IRBR3) Resseguros estabeleceu preço de ação em 88 reais em uma oferta secundária fechada na noite de quinta-feira, informou a companhia nesta sexta-feira em fato relevante.

O governo brasileiro e a BB Seguros, ambos acionistas do IRB, levantaram cerca de 7,4 bilhões de reais com a oferta, como parte de um plano mais abrangente do presidente Jair Bolsonaro de vender ativos.

A Reuters publicou a informação, com fontes com conhecimento do assunto, mais cedo. A BB Seguros é uma subsidiária da BB Seguridade (BBSE3), que por sua vez pertence ao Banco do Brasil (BBAS3).

Os ministérios de Minas e Energia e Economia apresentarão ao presidente Jair Bolsonaro modelo para a privatização da elétrica estatal Eletrobras (ELET3) dentro das próximas duas semanas, disse nesta quinta-feira o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Segundo ele, após Bolsonaro concordar com o modelo, a proposta será enviada ao Congresso em agosto, com o objetivo de ser aprovada até o final do ano. O governo brasileiro vem trabalhando para privatizar a Eletrobras desde o governo Michel Temer, como parte de um esforço maior para vender ativos estatais.

O governo está buscando privatizar a Eletrobras diluindo sua participação, disse Albuquerque.

Isso torna menos provável que unidades chave como Chesf e Furnas, duas importantes geradoras da Eletrobras, sejam vendidas a investidores estratégicos.

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta quinta-feira redução de cerca de 2% no preço médio da gasolina e do diesel em suas refinarias a partir de sexta-feira, conforme informação do site da estatal. A empresa informou redução de 0,036 real/litro no preço da gasolina, para 1,6457 real/litro, enquanto o diesel cairá 0,0444 real/litro, para 2,0205 reais/litro.

Ambas as cotações estão nos menores valores desde fevereiro, segundo dados compilados pela Reuters. A gasolina teve a quinta queda consecutiva, mas no ano ainda acumula alta de 9%. No caso do diesel, esta foi a segunda redução seguida, com o preço registrando ganho acumulado em 2019 de cerca de 12%.

Carne Vegetal

A fabricante de produtos de carne vegetal Fazenda Futuro recebeu um primeiro aporte de investidores liderados pela empresa brasileira de capital de risco Monashees. O negócio avaliou a empresa como valendo 100 milhões de dólares.

O aporte envolveu 8,5 milhões de dólares e participação na Fazenda Futuro de 8,5 por cento, informou nesta quinta-feira a companhia, que lançou suas operações no primeiro semestre deste ano. Além da Monashees, o aporte envolveu a Go4it Capital.

A BRF  (BRFS3) espera para breve até quatro novas habilitações de fábricas da companhia para venda de produtos de carne de frango e suína para a China, o que deve ajudar a maior exportadora de carne de frango do mundo a interromper em 2019 série de três anos de prejuízos.

Em entrevista à Reuters, o presidente-executivo da companhia dona das marcas Sadia e Perdigão, Lorival Luz, afirmou que as exportações da empresa para a Ásia, principalmente para a China, no segundo trimestre cresceram ante o verificado um ano antes e no primeiro trimestre, apoiadas na crise causada pela epidemia de peste suína africana no rebanho local.

Porém, ele alertou que apesar de os preços de suínos para a China terem subido 20% a 30% o aumento nos volumes de exportação ainda é tímido, uma vez que novas habilitações de fábricas para vendas ao país ainda não foram aprovadas.

Aviação

A Boeing disse nesta quinta-feira que fará uma provisão de 4,9 bilhões de dólares no segundo trimestre ligada aos efeitos da manutenção em solo dos jatos 737 MAX, após acidentes fatais.

A provisão resulta da redução de 5,6 bilhões de dólares na receita e nos lucros antes dos impostos no trimestre, disse a fabricante em comunicado menos de uma semana antes da planejada divulgação de resultados financeiros, em 24 de julho.

Construtoras e FGTS

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta quinta-feira que a nova liberação de saques do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço será apresentada na próxima quarta, e que a medida não terá impacto no financiamento de casas populares.

O Palácio do Planalto planejava divulgar a liberação de recursos no evento de comemoração de 200 dias de governo, mas não se chegou a um modelo final sobre o que e quanto poderia ser liberado.

O governo falava inicialmente em uma liberação em torno de 30 bilhões de reais. Em entrevista ao jornal Valor Econômico na última terça-feira, o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, afirmou que o valor seria de 42 bilhões de reais. Na entrevista, Onyx —que se reuniu nesta quinta com Guedes e tratou do tema— falou apenas em “mais de 21 bilhões de reais”.

Agenda de Autoridades

O presidente Jair Bolsonaro participa na manhã desta sexta-feira de um café da manhã com jornalistas, e, em seguida da solenidade ao Dia Nacional do Futebol. Na parte da tarde, se reúne com Davi Alcolumbre, Presidente do Senado Federal, recebendo em seguida João José Rocha Targino, Idealizador e coordenador da Orquestra Criança Cidadã.

Já o dia do ministro da Economia, Paulo Guedes, começa com audiência com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate e, em seguida, com o CEO Banco BTG Pactual (BPAC11), Roberto Sallouti.

De tarde, recebe o presidente-executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, e mais 13 entidades, se reunindo em seguida com o diretor da Fundação Getúlio Vargas, Aloísio Araújo e, em seguida, com o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamento (ABIMAQ), José Velloso Dias Cardoso.

Leia mais sobre: Ações, Ibovespa, Mercados

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 19/07/2019 - 9:27