AgroTimes

Com destaque para agricultura familiar, Show Safra 2023 começa nessa terça-feira

20 mar 2023, 12:26 - atualizado em 20 mar 2023, 12:26
A feira, que é uma das quatro maiores do agronegócio brasileiro, chega a sua décima edição com uma programação voltada ao pequeno produtor (Foto: Divulgação/Show Safra 2023)

A agricultura familiar conta com uma programação especial durante a 10ª edição do Show Safra, destaque entre as quatro maiores feiras do agronegócio do Brasil. A feira, que começa nesta terça-feira (21) e se estende até sexta-feira (24) em Lucas do Rio Verde (MT), movimenta a economia do município assegurado pelo agronegócio.

Nos quatro dias do Show Safra, o público pode visitar a feira de comercialização de produtos da agricultura familiar. Nesse espaço, os pequenos agricultores da região vão expor e vender alimentos frescos, orgânicos e não orgânicos, como hortaliças e frutas, salames, queijos e produtos de panificação. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

De acordo com o Secretário Paulo Nunes, todos esses alimentos, produzidos pelos agricultores da região, possuem o Selo de Origem do Município, que atestam a qualidade e garantem segurança aos produtos.

“Nosso objetivo enquanto Poder Público é que o alimento que chega na mesa das pessoas seja de qualidade e que esse produto seja feito com sustentabilidade. A comercialização nesta edição do Show Safra vai ser bem mais significativa que o ano passado, nossas expectativas estão bem elevadas”, afirmou Nunes.

Nesta edição, o Show Safra será palco para o lançamento do projeto “Campo 365 – Experimentos da Agricultura Familiar”, projeto exclusivo para a agricultura familiar, que será desenvolvido em um campo experimental na Unidade de Referência Tecnológica (URT), da Fundação.

“Durante o ano, serão realizados Dias de Campo, onde o pequeno produtor irá participar do manejo e preparação do solo para desenvolver e aprimorar no município a fruticultura, cafeicultura, olericultura e o Sistema Agroflorestal (SAF), trabalhando temas como: irrigação de baixo custo, mecanização e bioinsumos. É um grande ganho que nós temos com a Fundação, que irá disponibilizar uma equipe de pesquisadores para trabalhar no projeto, desenvolvendo pesquisas para a Agricultura Familiar”, destacou o secretário.

O projeto exclusivo para a Agricultura Familiar é resultado da parceria entre a Fundação Rio Verde, Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

O presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, explica que ainda existe uma grande demanda por produtos para abastecer o mercado local. “Nós temos que parar de depender da produção de frutas, legumes e hortaliças das regiões Sul e Sudeste. Existe potencial para atender a região norte de Mato Grosso, e o que a Fundação puder fazer por quem se apresenta com vontade de avançar nessa proposta, a gente apoia, junto com as autoridades locais que já atendem a esses produtores, destaca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Expectativa

Com o tema “O Futuro é Agora”, o Show Safra deste ano estima receber mais de 80 mil pessoas nos quatro dias de evento, onde serão apresentadas as novas tecnologias que podem ser utilizadas na produção de pequenos, médios e grandes produtores.

Realizado pela Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Rio Verde, o Show Safra 2023 conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT), BASF Brasil, das cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob e bancos Bradesco e Original.