Agenda do Dia

Com Congresso em recesso, Lula e Haddad se reúnem para discutir Orçamento; confira a agenda desta quinta-feira (18)

18 jul 2024, 6:30 - atualizado em 18 jul 2024, 8:07
lula haddad agenda do dia JEO orçamento
Na agenda política, Lula e Haddad participam de reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO) (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Apesar do recesso no Congresso Nacional, que começa hoje (18) e segue até o dia 31 de julho, a agenda política continua movimentada, com uma reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO) formada pelos ministros Rui Costa, da Casa Civil, Fernando Haddad, da Fazenda, Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, Esther Dweck da Gestão e Inovação, e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A expectativa é de que novos bloqueios de despesas sejam anunciados na segunda-feira (22), quando o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do terceiro bimestre de 2024 será divulgado. Apesar de não haver exatidão com relação ao valor, o jornal Poder360 apurou que a marca pode atingir cerca de R$ 10 bilhões.

Na terça-feira (16), Haddad afirmou que estava sendo avaliado quanto bloqueio e contingenciamento seriam necessários realizar no Orçamento de 2024, com o objetivo de cumprir as metas do arcabouço fiscal. Para o ano, a meta é de déficit zero e o crescimento de despesas tem um teto de 2,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quinta-feira (18)

Horário Programação Local
09h30 Reunião Palácio do Planalto
14h40 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza Palácio do Planalto
15h30 Reunião Palácio do Planalto

Economia

Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (BCE) decide a taxa de juros de julho. Segundo o BTG Pactual, a expectativa é de que a taxa vigente, em 3,75% ano a ano, seja mantida, após o primeiro corte realizado em junho.

“Em seu tradicional discurso pós decisão, Lagarde deve continuar cautelosa, sem dar um guidance para o caminho que a política monetária seguirá à frente. Juntamente, deve reconhecer o avanço do processo de desinflação, mas ainda destacando a inflação de serviços acima da meta como uma das principais preocupações do BCE”, afirma o banco, sobre o discurso da presidente do BCE.

Confira a agenda econômica desta quinta-feira (18)

Horário País Indicador
03h00 Reino Unido Taxa de Desemprego (Maio)
08h00 EUA Índice do Mercado Hipotecário (Semanal)
09h15 Zona do Euro Decisão da Taxa de Juros (Julho)
09h30 EUA Pedidos Iniciais por Seguro-Desemprego 
09h45 Zona do Euro Coletiva de Imprensa do BCE