Com cisão da Getnet, ação do Santander vai cair no longo prazo
A XP Investimentos reiterou sua recomendação neutra para os papéis do Santander Brasil (SANB11), com preço-alvo de R$ 32, após o conselho de administração da companhia aprovar a cisão da empresa de adquirência Getnet.
A corretora acredita que a ação do Santander deve cair no longo prazo conforme ocorre a cisão, uma vez que o banco irá perder parte do seu poder de lucro e uma unidade de negócio que oferece retorno sobre o patrimônio líquido (ROE, na sigla em inglês) superior ao da própria empresa.
Além disso, os analistas veem a ação sendo negociada a um prêmio alto em relação aos pares privados, com P/VP (preço sobre valor patrimonial) para 2021 de 1,8 vez.
O acordo de cisão da Getnet estipula que os acionistas do Santander se tornarão acionistas diretos da Getnet com base nas mesmas porcentagens de participação acionária que detêm na companhia.
A entrega das ações ocorrerá após uma série de procedimentos, incluindo o registro de companhia aberta (Categoria A) da Getnet na B3, o registro das ações e units na SEC e a listagem de ADSs na Nasdaq.
Após a segregação dos negócios, a Getnet se tornará controlada pelo Banco Santander, da Espanha.