Anbima

Com Carlos Ambrósio, gestores independentes chegam ao comando da Anbima

30 abr 2018, 18:05 - atualizado em 30 abr 2018, 18:07

Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini

Carlos Ambrósio, presidente da Claritas Administração de Recursos, é o novo presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). A entidade reúne as gestoras de recursos, administradores e bancos de investimentos do mercado.

O executivo representa o fim da exclusividade dos bancos no comando da entidade, reflexo também do crescimento da importância dos gestores independentes. Desde a criação da Anbima, fusão entre a Andima e Anbid, os presidentes foram Marcelo Giufrida, do BNP Paribas, Denise Pavarina, do Bradesco e Robert van Dijk, do Banco Votorantim.

Os novos integrantes da diretoria da entidade para o biênio 2018/2020 foram eleitos em assembleia geral da qual participaram 163 instituições, que representam cerca de 70% do quadro de associados votantes.

Ambrósio sucede a Robert van Dijk, que deixa a associação após mandato de dois anos para se dedicar integralmente às atividades no Banco Votorantim. O novo presidente da Anbima entrou para a entidade há 15 anos e faz parte da diretoria desde 2012 – na gestão de Robert, atuou como vice-presidente. Ele está na Claritas desde 2001. É formado em Administração de Empresas pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

A nova diretoria da Anbima conta ainda com sete vice-presidentes e 14 diretores. Em votação, foram eleitos ainda os membros dos Conselhos Fiscal e de Ética. Todos já assumiram os cargos e a cerimônia oficial de posse acontecerá em 13 de junho.