Com Bolsonaro, ações brasileiras são um dos destinos favoritos de Wall Street, diz CNBC
A agenda pró-mercado de Bolsonaro enfrenta seu primeiro teste de confiança, a medida que o Congresso retorna.
O título da matéria de capa da CNBC desta sexta-feira (1) exacerba o maior protagonismo do Brasil no cenário internacional, pelo crescente otimismo do mercado com grandes mudanças na maior economia da América Latina.
“As ações brasileiras rapidamente se tornaram um dos destinos favoritos de investimento de Wall Street”, dispara a CNBC. “Dado que ele passe pautas impopulares como a reforma da Previdência durante seu período de lua-de-mel, as outras medidas pró-mercado não necessitarão de muito apoio adicional”, afirma Robert Wood, analista da Economist Intelligence Unit.
“Bolsonaro está atingindo todas as notas que o mercado está esperando há anos”, diz Chen Zhao, estrategista-chefe global da Alpine Macro. “É por isso que eu penso que a reação do mercado foi tão positiva. Se ele realmente entregar o que prometeu, acredito que possa ter uma grande história do lado da oferta dos mercados emergentes”, conclui.
Nova política
Para Wood, Bolsonaro tentará uma maioria no Congresso via fechamento com blocos de interesse, como o do agronegócio e o evangélico, ao invés de coalizão formal com partidos, como feito no passado.
“Este sistema se tornou sinônimo de corrupção que ele lutou contra”, termina Wood.