Com ausência de Lula, Fávaro dá sequência nas pautas do agronegócio na China
Apesar do adiamento da viagem do presidente Lula à China, após orientação médica em função de um diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, a Comitiva do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) mantém as reuniões e visitas técnicas previstas para o agronegócio até quarta-feira (29).
“Antecipamos a vinda do Mapa porque tínhamos as questões técnicas do agronegócio, principalmente acerca da liberação das exportações da carne bovina, o que já conseguimos responder e os demais acordos importantes serão assinados quando for remarcada a agenda presidencial”, comentou o ministro Carlos Fávaro.
Nesta segunda-feira (27), a equipe técnica do Mapa participa do evento China-Brazil Momentum e do Fórum China – Brasil de Desenvolvimento Sustentável.
- Chinesa Cofco quer ampliar parceria comercial com Brasil, diz ministério
- ChatGPT: perguntamos à IA o papel do agro na preservação ambiental; confira
Na terça-feira (28), a programação conta com visitas técnicas para reforçar as parcerias e cooperações técnico-científicas voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro. Por fim, na quarta-feira (29) será realizado o Seminário Brasil-China e encontros setoriais.
Em entrevista coletiva realizada na última sexta-feira (24) em Pequim, o ministro da Agricultura afirmou que todas as ações do governo foram adiadas, inclusive as da pasta. A ideia é que o presidente Lula viaje ao país assim que a China e seu líder, Xi Jinping, tenham disponibilidade na agenda.