Carrefour avança mais de 3% com alta de 11,4% nas vendas no 4º tri
As ações do Carrefour Brasil (CRFB3) abrem a sessão desta quinta-feira na bolsa paulista com importante valorização, que é puxada pela alta de 11,4% nas vendas brutas do quarto trimestre ante mesma etapa de 2018, para R$ 16,84 bilhões, informou a rede de varejo na prévia operacional do período.
Assim, por volta das 11h25, os papéis avançavam 2,66% a R$ 23,90.
Os números excluem vendas de combustíveis. A companhia afirmou que as vendas em lojas abertas há pelo menos um ano cresceram 7,6% no período, impulsionadas por avanço de 12,7% da bandeira Carrefour.
Já a divisão de atacarejo, maior do grupo no país e representada pela bandeira Atacadão, teve crescimento de vendas mesmas lojas de 5,5%.
A XP Investimentos tem uma visão positiva da companhia e destaca a operação de Atacarejo, que apresentou aceleração no crescimento de vendas alivia em grande parte as preocupações em relação ao cenário competitivo no segmento.
A corretora também destaca, o ganho de participação de mercado na operação de varejo (+2,2p.p em hipermercados, segundo a Nielsen) e forte desempenho da operação online, que alcançou 16,1% das vendas do varejo vs. 12,9% no 4T18.
Para os analistas, após a alta de 24% nos últimos dois meses, o múltiplo atual de 20,3x P/L para 2020 (17,6x para GPA (PCAR4) é considerado como justo. Assim, a recomendação de Neutra foi mantida para as ações do Carrefour Brasil.
Desempenho
Segundo o relatório do Carrefour Brasil, o desempenho de vendas mesmas lojas do grupo no quarto trimestre foi o melhor para o período dos últimos cinco anos, apesar da “tendência de volatilidade de inflação em diversas categorias, principalmente a carne”.
A empresa abriu 20 lojas Atacadão em 2019, dentro da meta, das quais 8 no quarto trimestre.
A companhia afirmou que obteve ganho de participação em hipermercados, de 2,2 pontos, no quarto trimestre e no varejo de “multi-formato”. As vendas no período da Black Friday, no fim de novembro, subiram 40%.
O Carrefour Brasil terminou 2019 com 692 lojas no país, das quais 186 do Atacadão. Além das 20 aberturas de lojas de atacarejo, o grupo inaugurou três supermercados, cinco lojas de conveniência e dois postos de combustíveis.
Os dados foram divulgados alguns dias depois que o rival GPA publicou relatório de vendas apontando alta de 4,3% nas vendas mesmas lojas da bandeira de atacarejo Assaí no quarto trimestre, enquanto nas outras frentes de supermercados do grupo houve queda de 0,9%. Não ficou imediatamente claro se os dados são comparáveis.