Com 4 milhões de clientes PJ, Nubank lança linha de capital de giro; veja mais
O Nubank (NU;ROXO34) está dando mais um passo na cobertura destinada a pessoas jurídicas (PJ). O banco digital anunciou, nesta quarta-feira (27), sua primeira linha de crédito específica para empresas: a de capital de giro. O produto é focado em micro e pequenas empresas, empresas de pequeno porte e MEIs (microempreendedores individuais).
O anúncio vem no momento em que o Nubank atingiu a marca de 4 milhões de clientes na modalidade PJ no Brasil. No total, o banco conta com 94 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia.
“Um dos principais desafios para os empreendedores está relacionado ao acesso a crédito para financiar seus negócios ou mesmo para lidar com situações inesperadas e emergências, levando muitos a recorrerem a empréstimos pessoais”, afirmou Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, em entrevista coletiva hoje.
- Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.
“Nosso objetivo é apoiar esses empreendedores na utilização responsável e sustentável de empréstimos, atuando como facilitadores para ajudar a concretizar seus sonhos e seus empreendimentos”, completa Chanes.
Nubank: Como funciona o capital de giro?
-
Capital de giro
Equivalente ao empréstimo pessoal, o capital de giro é uma linha de crédito projetada para atender às necessidades diárias de caixa dos empreendedores, ou outras demandas comerciais.
De acordo com uma pesquisa do banco, pelo menos 24% dos clientes PJ utilizaram linhas de crédito de suas contas PF em seus negócios. Segundo Chanes, os produtos de crédito têm uma rentabilidade maior, enquanto produtos transacionais, menor.
“Com o giro, que é o segundo produto de crédito aqui do nosso portfólio, a gente espera dar mais um salto aqui do ponto de vista de satisfação de clientes e também de rentabilidade”, afirma a CEO.
- [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Money Times traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito
Para a CEO, o capital de giro serve como uma alternativa para compras maiores e com outra característica. “É um pagamento que vai ser parcelado. A gente vê o uso do cartão mais para os gastos no dia a dia”.
Nubank: Outras ferramentas para PJ
O Nubank também aproveitou esta quarta-feira para anunciar outras ferramentas focadas nas pessoas jurídicas:
-
Acesso Compartilhado PJ
A ferramenta fornece acesso personalizado, para que outros colaboradores ou sócios possam gerenciar as finanças, sem que o proprietário perca o controle. Entre os recursos, estão:
- Perfil Consulta: é destinado a pessoas mais distantes do negócio, como contadores e consultores, para que possam visualizar as principais ações da empresa;
- Perfil Operação: foi desenvolvido para compartilhar as ações financeiras com funcionários que ajudam nas principais ações financeiras do negócio.
- Perfil Administrador: é destinado aos sócios, visando a divisão de responsabilidades do dia-a-dia.
Em entrevista coletiva, Livia Chanes informou à imprensa que o “PJ já é um portfólio rentável” para o Nubank. Dessa forma, serão implantadas e pensadas, ações que auxiliem os clientes.
-
Acesso Web + Notas Fiscais
Permite que os clientes acessem a conta PJ pelo computador e realizem tarefas simples como verificar saldo, extrair extrato e emitir notas fiscais. Por enquanto, a solução ainda se encontra em fases de testes, e integra apenas notas emitidas em São Paulo. Assim, a ferramenta busca:
- Facilitar a emissão, armazenagem e gerenciamento de notas fiscais;
- Facilitar o envio de extratos e documentações para contadores.
O acesso ao navegador será uma ferramenta para complementar o aplicativo no celular, permitindo que os clientes acessem o Nubank PJ por meio do computador desktop.