Coluna do TradingView: Semana de calmaria? O que analistas estão vendo para as Criptos
Depois de semana agitadíssima e um grande selloff nas criptomoedas, temos uma nova semana começando e esperança também. Saiba aqui qual são os melhores estudos dos analistas do TradingView.
Daniel Juliaci
Eu diria que o volume é o indicador mais importante de todos, pois é o combustível que move os mercados. Através dele podemos seguir o rastro deixado pelos institucionais e surfar os movimentos com eles, prova disso é a leitura que compartilho logo a seguir.
Vejam que no ano passado o Bitcoin teve uma queda expressiva entre 09/05/2021 e 20/05/2021 e durante este período tivemos um aumento expressivo do volume denunciado pelo histograma vermelho. Após esta frequência elevadíssima, reparem q a frequência do volume cai consideravelmente nos mostrando que a oferta secou e uma possível virada de tendência estaria por vir. Foi exatamente o que aconteceu, após a confirmação da redução no volume vendedor BTC engatou em um rali de apox. 131%. Naquele ponto aconteceu exatamente igual porém no sentido oposto.
Após o rompimento do topo histórico para aquele período notem a redução drástica do volume comprador no rompimento, ou seja, não havia atuação profissional. A partir daquele momento o mercado novamente virou a tendência e estamos nela até hoje. O que chama minha atenção na presente data é exatamente esta frequência elevadíssima do volume no atual nível de preço, o que leva a crer que players possivelmente estariam absorvendo pesado o pânico generalizado e o ciclo de baixa estaria chegando ao fim, pelo menos é o que o gráfico me diz. (Ver o gráfico dinâmico).
Pedro Lucas
Um possível suporte de fundo para uma nova estrutura de alta no longo prazo seria a Média Simples de 100 períodos no mensal cotada aproximadamente em 11.500 e 12mil dólares, tese corroborada pela comparação do desenho do CCI com os últimos fundos no mensal, pelo qual se depreende mais uma correção para alcançar a referida média.
É conhecido que toda essa correção é motivada, principalmente, pelo contexto de juros (curva de juros global), em que há uma maior e crescente aversão a investimentos de risco e uma corrida por títulos de longo prazo. Na medida em que as taxas de longo prazo começarem a se tornar maiores, em decorrência de sua demanda, possivelmente, uma redução na taxa de juros global tenderá a reduzir e começar a desenhar um cenário para a recuperação dos mercados e, certamente, uma nova corrida de touros visando um novo topo do Bitcoin. Caso contrário, o suporte mencionado pode ser rompido e se transformar em uma resistência e a busca por novos suportes se transformar em uma realidade. (Mais ideias sobre Bitcoin).
Macd Bollinger
Pelo gráfico semanal acima, aparentemente o BTC encontrou algum alívio, a média longa (linha branca) e o Duplo Áureo Fibonacci em $21,3K. Será que esses dois fatores mencionados poderão parar as quedas?
Pela lógica “sentimental”, as médias normalmente ajudam os investidores/especuladores a tomarem suas decisões, mas resta saber se eles estão dispostos a fazerem isso. O SETUP utilizado, indica que as quedas pelo gráfico semanal ainda não terminaram, é que as quedas tem forças para atingirem o último nível de correção do SETUP Triplo Áureo Fibonático, em $11k.
O mais interessante, é ver que a região dos $11k é um local de “pivô de alta” formado e concluído ao atingir o topo em $64K , na semana do dia 12/04/2021. Pelo gráfico diário, o SETUP indica a possibilidade de haver um repique caso os preços fiquem acima dos $21,3K. Se for confirmada a sua permanência acima dos $21,3K, as possibilidades de buscar a região de $31,5K fica mais evidente, e a consequência desse repique/movimento será a formação de um topo duplo (em 31,5K). O ideal para os preços é romper os $31,5K e “correr” até o Triplo Áureo do SETUP em $35,8K e afastar de vez o fantasma dos $11K. (Ver a análise na íntegra).
FiboDay
Etherium é um ativo que eu particularmente prefiro ser mais conservador e esperar romper a LTA para poder comprar. Diferentemente do Bitcoin , este ativo já teve sua cunha descendente rompida e, na semana seguinte, ainda teve a continuidade dessa queda.
Na minha visão esse ativo, assim como todas as outras criptos vão seguir o movimento da principal cripto, que é o Bitcoin. Até que o Bitcoin não reverta sua situação eu acho bem improvável o gráfico Etherium mudar essa queda. (Mais ideias sobre Ethereum).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: Daniel Juliaci, Pedro Lucas, MACD_Bollinger e FiboDay.