Coluna do TradingView: Mercado promete respirar após sequencia de perdas
Mercado global inicia o dia positivo após perdas consecutivas, demonstrando uma breve recuperação ou realização dos vendedores. Confira o olhar dos analistas do TradingView.
Italo Augusto
O preço fez pullback e dá sinais de continuidade. Acredito que o Ibov em dólar caia mais um pouco até a linha de tendência de alta de curto prazo que deu inicio em março de 2020( linha amarela), que foi o fundo da bolsa na crise do COVID. Caso o preço não pare, o índice pode cair até a linha de tendência de alta de longo prazo que fez um fundo em janeiro de 2016( linha azul). Esse seria um cenário de crash.
Apesar de termos boas empresas com PL muito barato, nem isso fez o capital estrangeiro ficar por aqui, sem falar que o institucional já saiu faz tempo da nossa bolsa. Em um mundo de juros altos, bolsa americana caindo, tudo isso puxa nossa bolsa para baixo também. Nasdaq já caiu 24,22% e o SP500 já caiu 13,91% desde janeiro de 2022. O Ibovespa dolarizado em janeiro de 2022 subiu 48% mas já houve realizações de lucros em cerca de 23% e fuga de capital estrangeiro.
Cenário macro: a taxa básica de juros da economia americana aumentou 0,5 ponto. Objetivo é conter maior alta da inflação em 40 anos no país. Brasil, Índia e Austrália também aumentaram suas taxas nesta semana, e Reino Unido deve fazer o mesmo. A Inflação anual nos EUA chega a 8,5% e é a maior em 41 anos. Mas o ciclo de aumento do FED deve prosseguir até o ano de 2023 para tentar conter a inflação. (Veja a análise na íntegra).
Performa Trade
PRIO3 é um ativo que estamos carregando há mais de quatro anos. Pegamos no início da tendência, quando custava pouco mais de R$ 1,50 e fizemos mais três entradas desde então.
O mercado subiu consistentemente seguindo a MM9. Mas agora o preço está bem perto da sua principal zona de resistência, o topo histórico do ativo é a região dos 40 reais, que foi atingida no início do seu IPO. Muito provavelmente o ativo vai sentir a força de venda dessa região, e pode recuar um pouco mesmo com a forte tendência de alta.
Reforçamos que região de topo é momento de saída e não de compra. Se o mercado respeitar a resistência e recuar, entraremos mais abaixo caso deixe algum padrão de entrada. Se ele romper o TH e subir direto procuraremos operações de rompimento. (Veja mais análises de PRIO3).
Tominaga
As ações Via Varejo vem em uma forte tendência de baixa desde o topo acima dos 22,00 em julho de 2020. Uma vez rompido o importante nível de suporte nos 3,00, o próximo alvo importante é o 2,54. Este nível de projeção é importante e pode representar um fundo importante para o ativo. Considerando a estrutura de preços e os indicadores técnicos, o ativo começa a dar alguns indícios de esgotamento do movimento de venda. Entretanto, ainda não há momentum na compra. (Mais sobre VIIA3).
Bruno Mazzoni
Esse é o gráfico da Curva de Juros com vencimento curto (2023). O meu cenário está ilustrado no gráfico. Caso o “mercado” abra a curva para além dos 13.50%, o Ibovespa perde o 102.915.
Ao caminhar para os 14% o alvo do Ibovespa é os 96 mil Pontos (Ver o gráfico dinâmico).
Rangel
No meu ponto de vista, TSLA stock é o melhor ativo pra estimar o tamanho da bolha em que se encontravam ou se encontram as Big Techs. Uma empresa que aposta no futuro quando o presente está muito nebuloso e incerto (com inflação/guerra/lockdown China) – acaba sendo um ótimo termômetro para o mundo…
A região dos 750U$ é o meu primeiro alvo, e é uma região de inflexão muito determinante para o preço. Confesso que não é onde me gera o maior apetite ao risco, porém acredito que se o SPX segurar no 3990-4000; e o NASDAQ pelo menos nos 12.000; A TESLA pode sentir esse 750U$ e jogar novamente na região dos 1000U$ pra testar a LTB. Então monitorar, pois o preço está sujeito a inflexão nessa região. (Ver mais sobre Tesla).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: Italo Augusto, Perfoma Trade, RTominaga, Bruno Mazzoni CNPI-T 2279 e Rangel.