Comprar ou vender?

Coluna do TradingView: Mercado precifica positivamente resultado do primeiro turno

04 out 2022, 8:26 - atualizado em 04 out 2022, 8:26

Diferente do que mostravam as pesquisas, o primeiro turno foi mais apertado que o esperado, o que faz o mercado precificar um segundo turno mais concorrido do que o previsto. Confira o que estão pensando os analistas do TradingView.

Gabriel Fauth

O mercado precifica o resultado do primeiro turno das eleições do Brasil. As expectativas estavam muito definidas para apenas um lado da competição, muito motivado por pesquisas de desempenho, mas a realidade se mostrou diferente, e o mercado teve que precificar a realidade e não a pesquisa.

De fato, o mercado havia precificado uma vitória do candidato Lula e estava se mantendo estável durante todo o período de campanha, com uma volatilidade controlada, em comparação com as últimas eleições.

Com o resultados de Bolsonaro vistos nesse domingo, não apenas do executivo, mas também as conquistas na Câmara e no Senado trazem vantagem competitiva para um segundo mantado do atual presidente, dando mais apoio para suas propostas e deixando seu governo mais fácil no que se refere adquirir apoio e reduzir o ruído de oposição.

Ainda na mesma página, mesmo com uma vitória do candidato Lula, o mercado ainda deve operar tranquilo uma vez que a renovação do legislativo foi substancial, dando segurança para o mercado de que reformas mais radicais de esquerda serão barradas no congresso. Nesse caso, o mercado olha para um Lula equilibrado no centro, enfrentando grande oposição e possivelmente gerando certa segurança fiscal.

A dúvida fica no time ministerial que há de ser apresentado, agora, o mercado fica de olho em quem fará parte do time dos presidenciáveis no executivo para poder projetar com mais horizonte as posições em Brasil.

No gráfico Ibov, de olho na resistência de 19200, definida pelo volume e 120k definido pela máxima. Rompimentos com volume nessas regiões sinalizam uma fluxo de compra forte. Defesa em 19200 é esperado. (Ver o gráfico dinâmico).

Macd Bollinger

Se tem recessão no radar, commodities como o petroleo podem perder preço. O pivô de baixa do gráfico semanal atingiu a região de ouro da FIBO, e está trabalhando abaixo da mesma, abrindo precedentes para continuar em queda.

O pivô do gráfico diário teve pivô, porém, esse não atingiu a região de ouro da FIBO, deixando a possibilidade de buscar novamente a região de USD 85,00.

Estamos em uma sinuca de bico, e jogar contra ou a favor do petróleo é um belo tiro no pé! (Ver ideia na íntegra).

Maurício S Faria

Como dizia Charles Dow uma das lei dele era que o volume devem ser convergentes. O preço sempre acompanha o volume, se o preço estiver aumentando e não tiver volume alguma coisa esta errado.

Olhando o gráfico de Bova11 podemos ver que o volume e o preço subiram no mesmo ritmo assim como a queda e a lateralizarão. Devo esperar o toque no suporte e a volta para resistência abrindo uma janela de comprar para realiza um lucro.

A inda o Volume continua o mesmo sem muita força para baixo e nem para cima. Claramente esta em movimento lateral, com oportunidade de compra no teste do suporte. (Ideias sobre BOVA11).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Gabriel FauthMACD_Bollinger e Maurício S Faria.

trading.view@moneytimes.com.br