Coluna do TradingView: Mercado externo fica animado nesta manhã
S&P500 abre animado juntamente com fechamentos Asiáticos. Já o mercado local luta para não pesar, mesmo com dolar forte, bolsa luta para ficar no positivo. Confira os estudos dos analistas do TradingView.
Macd Bollinger
O gráfico semanal Ibovespa abre um precedente interessante em minha opinião, a formação de um “Ombro, Cabeça, Ombro”. Se tal padrão ocorrer, podemos ter uma correção até a faixa da cabeça do pivô de alta do gráfico semanal em 103,9K, que para mim, dado as circunstancias atuais, é uma correção aceitável.
Diante dos cenários que podem vir a frente, como o Brasil é um país atrelado a commodities, (grãos, petróleo, minerais), o padrão poderá ser bem-vindo, mesmo que seja por um breve período, pois tudo dependerá do quão profundo poderá ser uma recessão mundo afora e, com isso, o padrão poderá não vingar, mas olhando o momento atual é aceitável que ocorra. (Ver análise na íntegra).
Dom 0400
Com o mercado pesado, guerra, inflação, aumento de juros, ainda tem gente esperando a peste negra, ai vem a questão! Não é esse mercado que sustenta o nosso estilo de vida cotidiano? Bom eu acredito que em horas de desespero, também é hora de reação, é quando vamos trabalhar mais, para atenuar o que está demasiadamente ruim, porquanto eu ainda vejo otimismo no mercado.
Olhando para gráfico, existe sim uma possibilidade de reversão para o spx testar esse topo, ainda esse ano, isso se nota quando ele rompe a linha mais acentuada em mais ou menos 45º, que já joga um balde de água fria nos ursos, um toque em sua linha de tendência de baixa principal é mais que esperado pelo menos uma realização de lucros, seguindo o gráfico ainda temos o suporte de 40 bola bola, alinhado com o 38,2 de fibo de toda a sua amplitude de alta, caso ocorra uma reação compradora nesses patamares de preço, está feito o ombro do ocoi e podemos ver sim, um novo teste no topo histórico. (Mais sobre S&P500).
Servente
A USIM5 confirmou tendência de alta, então projetei o último topo e fundo que confirmaram essa tendência e agora ela poderá seguir subindo, mas também poderá retrair para baixo da retração de 50% e depois voltar a subir, como ocorrerá essa alta é imprevisível, o que se sabe é que se a tendência é de alta, depois das retrações, a ação volta a subir, pelo menos, até o seu alvo inicial destacado no gráfico, mas, como eu disse antes, pode nem retrair e seguir subindo reto. (Veja o gráfico dinâmico).
ShimaTrader
Já olhando pelo gráfico diário podemos observar um padrão bem conhecido chamado xícara ou cup and handle. O padrão apresenta um primeiro alvo na região dos 16,65 e um segundo alvo na região dos 17,20. (Ideias sobre Ambev).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: MACD_Bollinger, Dom0400, Servente e Kleber Shimabuku.