Coluna do TradingView: Mercado estressa com inflação e risco fiscal
Mercado opera hoje em forte queda, descolado do mercado externo após declarações de Lula e Alckmin sobre somo será o seu governo. O mercado já estava sensível com a leitura do IPCA cedo, também precificou um governo sem meta fiscal. Confira o que os analistas do TradingView estão pensando.
Ricardo Tominaga
No gráfico semanal (em USD) à esquerda, numa comparação com o minério de ferro, o ativo apresenta divergência (a premissa é de que os ativos tem forte correlação).Enquanto a commodity perdeu o fundo anterior (destacado em verm.), VALE3 se manteve acima do fundo anterior (destaque em azul). O minério, aliás, voltou para o suporte de 2019 a 80,50 (linha vertical verde).
Olhando para o gráfico diário (em brl) à dir. o ativo vem operando dentro desta range de preços desde o primeiro topo a 98,00 (preço ajustado a proventos) em 2021. Esta é uma zona de indefinição. Tende a se manter sem tendência caso de mantenha abaixo da zona de resistência 83,03 / 86,47. Caso o minério perca o suporte a 80,50, pode trazer momentum negativo para a ação no curto prazo. (Ver o gráfico dinâmico).
Nico Holder
TSLA stock em uma situação não está nada fácil. Empresas de tecnologia vem sofrendo bastante com bear market da bolsa americana, o índice que agregar esse setor que é a Nasdaq que o diga, sendo o pior.
Índice Nasdaq trabalha em cima de suporte de memoria de preço, retração 61,8% de Fibo e alvos de 100% do pivot de baixa, além de esta em cima da mma200, uma forte região de confluência de suporte. Sem divida é uma zona de preço que é bem favorável para investidores que pensa no longo prazo fazer aportes fracionados.
A perca/rompimento dessa mega zona de suporte abre caminho para níveis mais abaixo e abre vendas em ativos do setor.
Inserida nesse contexto ativo vem a caminho de sua zona de suporte para um novo teste, e caso não apresente sinais de retomada deve cair no vazio grafico para buscar zonas de liquidez com mma200 como suporte. (Ideias sobre Tesla).
Andre Cardoso
Analistando gráfico Petrobras.
Sem ignorar a possibilidade de encontrar suporte acima da média móvel diária de 200 que se aproxima dos mínimos mais recentes, não devemos ignorar a possibilidade de uma queda aos 22.55. Aos 161.8% fibonacci estendida do último movimento de alta — o que poderá oferecer uma oportunidade de compra suportada pela formação de um padrão bullish shark (Ideias sobre Petrobras).
Shima Trader
Olhando pelo gráfico diário de PETR4, fica evidente pelo volume e candles que este movimento pode ser classificado como reversão de tendência de tempos menores, e que, provavelmente continuaremos com quedas no ativo, inicialmente com alvo na região dos 27,00.
Podemos esperar algum tipo de pullback na região dos 29,67, mas não acredito que vá muito além disso. (Ver o gráfico dinâmico).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: Ricardo Tominaga, Nico Holder, Andre Cardoso e Kleber Shimabuku