Coluna do TradingView: Mercado errático com política doméstica
Ibovespa atua em baixa e dólar tem semanas volateis com estresses da política doméstica. Confira os estudos dos analistas do TradingView.
MACD Bollinger
Nesse estudo menciono mais um possível “ciclo de Elliot” estar se iniciando e por consequência, estarmos vivenciado no exato momento a pernada “4” de todo movimento terrorizado por Elliot. Se a correção de agora realmente for a pernada “4”, podemos enfim almejar o tão sonhado “Santo Grall” de todo trader/investidor, que é pegar a pernada “5” do movimento altista no Indice Bovespa.
Se tudo correr bem, a pernada “5” poderá jogar nosso índice aos inacreditáveis 145K, impulsionada principalmente pelas empresas de commodities , do setor elétrico/saneamento e do setor rodovias/ferrovias/portos/aeroportos/concessão, que poderão receber investimentos maciços (gerando empregos e renda), assim como está acontecendo nos EUA com seu pacote TRILHONÁRIO em infraestrutura, fomentando a economia local com “auxilio governista”, afinal, essa é uma área que sofre de carências “estruturais” e “urgentes”.
É verdade que temos alguns fatores “corriqueiramente atípicos” acontecendo em nosso cenário político, o que reforça ainda mais a tese de “suporte resistente” na região dos 119K, caso, o primeiro suporte imediato em 125K não tenha força suficiente para resistir a pressão dos Ursos. (veja a análise na íntegra).
Grafistas
Em MGLU3 vemos dois fatores que indicam o início de uma tendência de alta. O primeiro é o cruzamento das médias móveis aritméticas de 8 e 20 períodos. O segundo é a confirmação do pivô de alta. Sabemos pela teoria de Dow que os preços formam topos e fundos ascendentes numa tendência de alta. Logo, se o topo do primeiro pivô é rompido, isso indica que preços estão indo formar um topo mais alto, sendo assim, estamos diante da formação de dois topos ascendentes, conforme preceitua a teoria de Dow. Veja que o candle barra elefante que gerou a reversão, tem tamanho e volume comprador significativo, o que também é um indicativo de entrada de grande força compradora. (veja o gráfico dinâmico).
Já a TSLA stock (TESLA) no gráfico mensal (direita-inferior) preços subiram muito e agora fazem movimento lateral para, a priori, dar tempo para que a MMA 20 alcance o preço. Quando um ativo sobe muito, e como as médias, assim como todos os indicadores, são atrasados em relação ao preço, num movimento muito forte, as médias “ficam para trás”. Só que, os preços se afastam e voltam até a média. Como a tendência é forte, ao invés de cair até as médias, eles andam de lado, porque a força compradora é tão alta que não deixa os preços cairem.
Só que, no caso de TSLA , essa dinâmica está ocorrendo no gráfico mensal. No gráfico semanal (direita-superior) preços estão oscilando dentro da lateralização. E no gráfico diário (esquerda) preços tiveram um grande impulso, e agora andam de lado. Interessante que, se olharmos apenas o gráfico diário, acharemos que os preços estão em forte tendência de alta, mas os outros prazos nos mostram que estão dentro de uma consolidação e enquanto estiverem dentro dela, não temos tendência alguma.
Em situações assim, fazemos nada. O melhor é aguardar rompimento e retomada da tendência, ou, reversão. (veja o gráfico dinâmico).
Shima Trader
ALLD3 com pouco histórico para ser analisado por enquanto, pelo gráfico diário podemos ver que o papel vem de um forte movimento de alta tendo realizado pelo menos 3 ondas de impulsão.
Vinha de barras de alta fortes, com fechamentos ou na máxima ou próximo, dentro de um canal estreito, porém a barra de quinta-feira deixou um doji e sexta a primeira barra de venda interessante com fechamento na mínima.
Porém ainda não tivemos nenhuma mínima sendo perdida pelo gráfico diário, então é cedo ainda para tomarmos qualquer atitude. Vendedores ainda não ganharam dinheiro nesse movimento, não queira achar que será o primeiro. (veja o gráfico dinâmico).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: MACD Bollinger, Grafistas e Kleber Shimabuku.