Coluna do TradingView: Ibovespa respira após intensa queda
Mercado global respira após grande queda. O driver é o corona vírus. Confira o que pensam os analistas do TradingView
Garrocho
Índice Bovespa – IBOV
Com as questões muito além do gráfico, porém utilizando também o gráfico para entender o que pode acontecer e suas tendências. Como o IBOV perdeu seu canal de alta, terá dificuldade em rompê-lo haja vista que se tornou uma resistência.
A desaceleração da economia global irá ajudar, porém vemos o Brasil um país que estava se recuperando de anos complicados, teremos então, uma tendência global puxando os papeis para baixo ou lateral, mas o país está melhorando e consumindo mais, basta verificar os balanços das empresas. Essa questão pode ajudar a ter boas perspectivas para os próximos anos. (veja o gráfico dinâmico).
Paulo Tedesco
Índice Bovespa – IBOV
IBOV confirma o martelo (padõres de um candle necessitam ser confirmados), confirma o atingimento do “objetivo de ouro de Fibonacci” (retração de 61,8%) e repica! Rompe a resistência dos 105.800 pontos ! Tem muito espaço para corrigir, pois vem de forte rali de baixa.
Ainda temos as médias móveis e o hiloactivator vendidos, o afastamento da média mês (mme20) ainda é muito grande! O driver da vez é o corona vírus! (veja o gráfico dinâmico).
ShimaTrader
Índice Bovespa – IBOV
IBOV perdeu um importante suporte na região dos 112.300 pontos e testou o suporte dos 100.000 pontos, e o que vimos foi um movimento de força compradora que acabaram por defender essa região, ao menos temporariamente.
O que podemos esperar agora é por um movimento de pullback, pensamos inicialmente na retração de 50%, ou seja, podemos ter um pullback na região 108.600 pontos, ou, pode ser um pouco mais forte, se estendendo até a região dos 111.800 pontos aproximadamente. (veja o gráfico dinâmico).
Cotação ABEV3 – AMBEV S/A
ABEV3 em região de suporte. Deixei marcado no gráfico 2 setas azuis, a primeira me diz onde estão posicionados a primeira linha de defesa, quem em teoria deverá impedir que os preços recuem até seu breakeven.
A segunda seta, onde teoricamente os compradores da seta 1 estão começando a atuar afim de evitar que os preços continuem cedendo. Caso essa região dos 13,86 seja perdida com um grande candle de força vendedor, fechando abaixo deste nível, teremos então um grande pivô de baixa sendo acionado. (veja o gráfico dinâmico).
Fabio SR
Cotação ITSA4 – ITAÚSA
Em curto prazo acredito que ITSA4 deve lateralizar entre os extremos de 11,45 a 13,13, tendo em vista que do último pregão o papel respeitou bem a faixa de 11,80 e repicou fechando acima dos 12,00, agora se superar a máxima passada deve ir em busca da média de 8 em 12,80 tendo como objetivo os 13,13 onde encontraria maior pressão de venda.
Isso anula se voltar a negociar abaixo dos 12,00 testando os 11,80 novamente e perdendo deve ir buscar os 11,09\45. Temos um fundo bem forte no semanal na região dos 10,70 e portanto o risco retorno é bem favorável, sendo um alvo para 15,45 ao longo prazo e um stop técnico em 10,30\70. (veja o gráfico dinâmico).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores:
Garrocho – É analista de criptomoedas e ações. Acompanhe suas análises no TradingView.
Paulo C. Tedesco – Paulo Cesar Cano Ramirez, trader atuante em vários mercados. pctedesco.blogspot.com.
Kleber Shimabuku – Desenvolvedor de sistemas, trader de ações, opções e futuros. https://shimatrader.com.br
FabioSR – Analista de Ações e Índices. Acompanhe suas análises no TradingView.