Comprar ou vender?

Coluna do TradingView: Ibovespa bate 110mil em semana de recuperação.

20 jan 2022, 12:11 - atualizado em 20 jan 2022, 12:11

Mercados globais precificam com otimismo mesmo em semana turbulenta. Analistas divergem opiniões em momento de tensão geopolítica. Confira as análises do TradingView.

Marcelo Torres

ITSA4 parece estar esticada e pode estar armando correção com uma formação em potencial de Topo Duplo. Olhando no diário demos DMH estressado mostrando que o mercado não deve subir muito mais.

Vale lembrar que já estamos no fim do mês e em breve teremos aumento nas Taxas de Juro Americanas, assunto que preocupa todas as bolsas. Muita calma nessa hora! (Veja a análise completa).

YYanPC

Como em todos os padrões ocidentais de reversão, o padrão Ombro-Cabeça-Ombro Invertido é praticamente um espelho do OCO. Consequentemente ele tem que se formar em suporte. E para os preços alcançarem suporte, eles têm que cair. Portanto, a tendência ou forte dominante é de baixa.

Vale satientar alguns pontos, tendência principal de baixa, preços em, ou próximos de um nível de suporte significativo (a mínima histórica do ativo, no dia 18/03/2020, em R$ 2,85 – linha branca do gráfico).

Há uma formação de uma máxima muito maior (ponto 4) do que a mínima anterior (ponto 1), e próxima da máxima no ponto 2. A formação de uma mínima (ponto5) maior que do a mínima anterior.

Ultimo fator, efetivo rompimento (fechamento do período ou vela) acima da linha de pescoço – que ocorreu no dia 18/01/2022 e o retorno dos preços à resistência rompida (linha de pescoço – linha amarela do gráfico) como suporte no ponto 7. (Veja o gráfico dinâmico).

José Renato CNPI-T

Movimentação muito forte de baixa, após perder a mínima do 3,50, o ativo entrou em um canal largo de baixa e continua renovando fundo. Para posições de compra, é importante que a estrutura do canal se se quebre e comece a renovar máximas. Se se manter no canal de baixa, única posição racional ainda é venda. (Veja a análise na íntegra).

Leo Felipe Senger

Recentemente publiquei que TSLA stock poderia estar em formação de uma bandeira no semanal. Na ocasião apontei alguns desconfortos com o zig zag da ação no gráfico diário. Após alguns dias TESLA está com dificuldade de tracionar para alta. Iclusive está perdendo uma LTA de curtíssimo prazo e perdendo a região dos $ 995,00, pode abrir espaço até os $ 900,00 novamente.

Será que estes fatos de curto prazo já colocam em xeque o desenho no semanal? O clima nos mercados não é melhor para esperar grande desempenho de ações e temas ligados a uso intensivo de capital, mas só podemos abandonar um configuração quando ela realmente se desconfigurar. O divisor de águas para mim na ação é a região dos $ 900,00. Até lá, como escrevi na outra publicação: “Olho para cima, com a certeza que foguete pode dar ré”. E claro, para quem gosta de surfar movimentos curtos, os parâmetros estão dados. Atenção para a proximidade com a divulgação de resultados. (Veja mais de Tesla).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Marcelo TorresYYanPCJosé Renato CNPI-T 2704 e Leo Senger CNPI-T.

trading.view@moneytimes.com.br