Coluna do TradingView: Bolsa aguarda coletiva de imprensa as 17h
Em semana que o mercado todo aguarda definições claras sobrea desoneração dos combustiveis, fato que afeta diretamente o fiscal do país. Bolsa opera descolada do exterior com esse driver. Ainda no radar está a troca da diretoria da Petrobras. Confira o que os analistas do TradingView estão pensando.
Macd Bollinger
Desde o seu IPO as quedas não deram descanso para RAIZ4, onde, a tendência de baixa prevalece por mais de 12 meses.
Analisando os fundamentos da referida empresa, a mesma não apresenta grandes riscos aos investidores, mesmo, com os rumores anteriores em relação a calote.
Baseando-me em SETUP e análise gráfica, o ativo parece ter encontrado um fundo, a região de $2,86. A pergunta que fica é: Por quê $2,86 é uma região de fundo final?
Penso que temos um forte volume vendedor chamado de vela de exaustão formando no dia 14/02/2023. O respeito dos preços a esse “mega candle” vendedor nos dias seguintes, demonstra que os vendidos não tem mais o que vender, e precisam gerar liquidez se quiserem empurrar ainda mais os preços. A não perda da região de $2,98 pelo gráfico diário, dará mais força ao ativo no curto prazo para repiques e espantar de vez sua tendência de baixa de longo prazo, abrindo precedentes para uma reversão de tendência. A região de $2,86 é o ponto de suporte mais relevante para atual momento (gráfico semanal), e o respeito a essa faixa, a tendência de baixa poderá ser encerrada. A perda dos $2,86 fará com que os preços busquem a região de $2,53.
Será que podemos confiar na formação de um fundo de reversão de tendência em $2,86? Segundo o SETUP utilizado, sim! (Ver a análise na íntegra).
YyanPC
A região dos 114mil pontos é uma zona de significativa resistência e o price action entre os dias 14/12/2022 e 26/01/2023 é um repique de alta dentro de uma tendência de baixa muito maior. Onde eu enxergava o padrão gráfico “Triângulo Simétrico de Alta” juntamente com o padrão “Cunha Ascendente de Baixa”, nada mais é do que o padrão “Ombro-Cabeça-Ombro” com a sua linha de pescoço rompida nesta última semana.
Logo, por esses motivos, acredito que a tendência de baixa seja a predominante no gráfico diário do Índice Bovespa. E, por enquanto, os principais suportes são, em sequência: a LTA secundária; região dos 103mil pontos, bem como a região dos 101mil pontos; sendo, em último caso, a região dos 95mil pontos, nos termos das projeções apresentadas. (Ver mais sobre Indice Bovespa).
Gabriel Camparin
Depois de ter feito topo em uma expressiva zona de resistência, a VALE3 começa a cair, furando a MM20. Após bater no 1° alvo de Fibonacci do espelhamento do último topo e fundo, ela faz um repique que é interrompido na primeira retração de Fibonacci. Feito isso, a ação foi buscar o último fundo, que é rompido hoje, confirmando um belo Pivot de Baixa alinhado com a MM20.
Um ponto a ficar atento é que, apesar do preço confirmar, o volume ainda ficou devendo – o ideal seria o volume acima da média. (Ver mais sobre Vale).
Ricardo Tominaga
A partir do topo formado em jan/21 o ativo entrou numa fase de correção. Esta correção é composta por sucessivos padrões corretivos, formando assim uma correção complexa (WXY). O topo em X é o início da perna Y de baixa. Minha expectativa é de que, rompendo o estreito canal de alta (azul), que delimita a onda B de Y, o ativo vá buscar níveis de suporte mais abaixo.
O primeiro objetivo é o fundo anterior em S5. Se rompido, S6 a 40,86. (Ver o gráfico dinâmico).
Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.
Nossos Autores: MACD_Bollinger, YYanPC, Gabriel Camparin e Ricardo Tominaga.