Comprar ou vender?

Coluna do TradingView: Atenção em semana de balaços e ruídos da transição

08 nov 2022, 15:23 - atualizado em 08 nov 2022, 15:30

Mercado opera sensivel e descolado do exterior com balanços das empresas brasileiras, e com os anúncios sobre o governo de transição, entre Bolsonaro para Lula. Mercado ainda reativo e curioso sobre os cargos de chefia dos ministérios. Confira o que pensam os analistas do TradingView.

Macd Bollinger

Ao longo de décadas, o dólar vem se tornando cada vez mais “necessário” nesse mundo globalizado. Apesar de ser falho como qualquer outro bem que fica a mercê do “ser humano”, o dólar tem suas vantagens em relação a outras moedas igualmente forte, mas, que deixam a desejar em outros quesitos básicos, e assim sendo, essas moedas não são amplamente utilizadas como reserva de valor ou meio de troca.

Um dos principais fatores que interferem as demais moedas ganharem notoriedade no cenário global, se dá por conta de fatores “internos” de seu país, visto, que os EUA realmente é o país com maior “liberdade” para se viver e empreender, seja essa liberdade de expressão, valor, criação, constitucional, econômica etc, e isso contribui fortemente para que a moeda “dólar” flutue livremente pelo país e pelo mundo, passando de mãos e mãos sem tantas barreiras quanto as moedas dos demais países, facilitando seu vai e vem.

O pivô do gráfico dólar mensal ainda é válido, mas se perder a região de 4963 podemos ter quedas até o fundo anterior em 4768. Temos muitos comprados no mês de junho de 2022 que podem defender essa região. Pelo gráfico semanal temos predomínio dos ursos, com pivô formado e destino em 4790 (1.618 de FIBO) e média longa desse “time frame”.

Temos várias regiões de confluências se desenhando em todos os períodos gráficos, mas, como ainda estamos em ritmo de eleição, resta saber como o mundo irá se comportar em relação ao Brasil, que infelizmente é um mundo de incertezas! (Ver a análise na íntegra).

Nico Holder

Correlacionado diretamente com o Ibovespa o índice financeiro é para ficar de olho nesta semana, setor já vem muito forte e bons balanços das companhias pode trazer o índice Ibovespa para cima, então vamos ficar de olho nas movimentações.

A holding que já foi uma das queridinha dos investidores do longo prazo pelos robustos dividendos, divulga seus balanços na semana e o que esperar do ativo? , sendo uma empresa que investe em outras empresas e tendo o banco Itaú como maior relevância em seu portfolio, que também divulga resultado na semana, a depender de como venha ser tais resultados pode ser divisor de aguas para mais um boost de ganhos para os dois ativos.

Contação ITSA4 em de uma forte pernada de alta e trabalha em um range amplo bem definido e se encontra em cima de uma forte resistência de memoria de preço anterior um ponto negativo para uma tomada de posição (risco retorno não muito bom).

Nesse tipo de congestão ampla, o recomendado na teoria seria esperara o rompimento com pull back no topo rompido.

Não ter pedido a mínima da barra vermelha e ter superado a máxima desse inside bar foi um ponto positivo, e rompimento da máxima da semana passada pode trazer gatinho de compra com avaliação no gráfico diário, combinado com bons números dos balanços. (Ver o gráfico dinâmico).

Bruno Mazzoni

Pard3 é sem dúvida a small cap “híbrida” que melhor me atendeu desde 2021 (julho), ano e mês que comecei minha carteira previdenciária.

Empresa que cresce e paga dividendos e está em um setor com boa proteção de novos entrantes além de não sofrer a concorrência do SUS. Com a recente combinação de negócios com a Fleury, o share de mercado ficou ainda mais vantajoso. (Ver mais sobre IH Pardini).

Shima Trader

CPLE6 foi comentado há algumas semanas  quando estava testando a LTA e para nossa grata surpresa o papel realmente sentiu a região de suporte na LTA e tivemos a entrada ou defesa por parte dos compradores, levando o papel a explodir na última semana. Com isso, temos um rompimento de pivô confirmado e um primeiro alvo na região dos 8,72. (Ver mais sobre Copel).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: MACD_BollingerNico HolderBruno Mazzoni CNPI-T 2279 e Kleber Shimabuku.