Comprar ou vender?

Coluna do TradingView: Analistas veem o mercado com pessimismo

09 jun 2022, 7:05 - atualizado em 09 jun 2022, 7:05

Dia de decisão de juros do Banco Central Europeu já trás um tom negativo, ainda assim os analistas do TradingView estão com visões pessimistas para o mercado nos próximos pregões. Confira os estudos dos analistas do TradingView.

Shima Trader

IBOV vai encontrando dificuldades de superar a região dos 50% da retração de fibo, mas nem por isso diz que irá reverter a tendência.

Uma barra negativa dentro de uma tendência de alta é apenas uma barra negativa, nada além disso. Não existe sequer um pivô de baixa pelo diário, então ficar achando que teremos o IBOV caindo forte nos próximos dias, não passa disso, mero achismo.

Pelo contrário, segue em tendência de alta e tem ainda muitos alvos que podem ser buscados mais para cima, como por exemplo a região dos 114.200 e os 117.485 pontos. (Ver mais sobre Ibovespa).

Gabriel Fauth

BBDC4 está negociando numa range de preços bem particular, entre meados de 20 e 17, o que é um tanto volátil para os bancos. Os tempos atuais não vão muito bem para nosso setor financeiro, por um lado com a Taxa de Juros mais alta, maior o lucro dessas empresas, mas em contrapartida, menor a demanda por dinheiro, pois o dinheiro está caro!

Quanto mais pressão inflacionária temos no setor de energia e de alimentos, mais força o Banco Central do Brasil a rever seu plano de voo e talvez aumentar ainda mais os juros. Vemos os DIs mais longos (24 e 25) precificando isso nesse mês de Junho, pois já estão nas máximas de Março, quando a política monetária dos Bancos Centrais no mundo ficou mais Hawkish

Semana que vem temos outra super quarta e mais uma decisão de política monetária que deve balançar os mercados. Para mim, os bancos em geral estão em um movimento de contração, ITSA4SANB11 BBDC4 . O BBAS3 ainda tem suas particularidades por ser estatal. Ainda assim, o Bradesco é o banco com melhor estrutura gráfica para operar agora. (Ver análise na íntegra).

Wendel CL

Preço não consegue romper pelo quarto dia consecutivo a região dos 30,62 e ontem deixou uma Shooting Star , candle conhecido por indicar reversão no movimento de alta (necessita confirmação). Um outro detalhe é que essa mesma região também já foi topo no final de março, o que sinaliza, principalmente em um tempo gráfico maior, topo duplo.

Adx já demonstra perda de força, com preço longe da média de 20 períodos, sobrecomprado e com interessante risco e retorno. Alvo na região dos 28,29. (Mais sobre GGBR4).

Lino Canonico

Após a faixa de negociação formada entre o final de Maio e começo de Junho ser formada os vendedores romperam essa lateralização e começaram a definir uma LTB.

Fiquei de olho no papel nos últimos 5 dias e esperando o guatilho que se formou exatamente no pullback após o rompimento (ver círculo laranja).

Vale destacar que deve ser observador os diversos níveis nos suportes (laranja) para acompanhamento da LTB. Se essa LTB apresentar recuos maiores que os definidos anteriormente é plausível finalizarmos a operação mesmo com um lucro menor. (Ver o gráfico dinâmico).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: Kleber ShimabukuGabriel FauthWendel CL e Lino Canonico.

trading.view@moneytimes.com.br